Iberia confirma oficialmente que será a primeira companhia aérea a receber o A321XLR

A Iberia confirmou oficialmente no domingo (19) que será a primeira companhia aérea do mundo a receber um A321XLR, a nova aeronave da Airbus que se espera que mudará o jogo em vários mercados de longo curso.

A empresa indica que o primeiro A321XLR será recebido após o verão e que receberá mais sete aeronaves nos meses seguintes. Essa aeronave, equipada com tanques auxiliares adicionais, tem capacidade para realizar voos de até 4.700 milhas náuticas (8.700 quilômetros). Para aproveitar esta maior capacidade de combustível, o peso máximo de decolagem do A321XLR foi aumentado para 101 toneladas, em comparação com 97 toneladas do seu antecessor, o A321LR. Além disso, o trem de pouso foi reforçado.

Esta aeronave irá reforçar a frota de longo curso da Iberia, e o fará de forma mais sustentável e inovadora ao oferecer a possibilidade de operar as rotas transoceânicas da companhia aérea também com uma aeronave de fuselagem estreita, ou seja, de corredor único”, afirma a Iberia no comunicado, destacando que a América terá um foco especial.

Washington e Boston serão os dois primeiros destinos de longo curso onde a Iberia irá implantar seu A321XLR. A empresa esclarece que, assim como acontece quando um novo modelo de aeronave é incorporado à frota, a princípio operará rotas de médio alcance para que as tripulações se familiarizem, informou o Aviacionline.

O A321XLR da Iberia terá 14 assentos-cama com telas individuais de 18 polegadas na classe executiva para oferecer a mesma experiência premium que em aeronaves de fuselagem larga. Na econômica, serão 168 poltronas Recaro modelo CL3810 que permitirão reclinação de quatro polegadas.

Todas as cabines terão portas de carregamento USB Tipo A e C aprimoradas, e as mesas dos assentos foram projetadas para que os passageiros possam colocar confortavelmente seus dispositivos eletrônicos para acessar o entretenimento a bordo via Wi-Fi.

No âmbito do Fórum de Expansão Internacional realizado em Madrid há dez dias, Marco Sansavini, CEO da Iberia, destacou as vantagens de chegar a destinos no Canadá, como Montreal ou Toronto, que atualmente não são servidos pela Iberia.

Especulou-se também sobre o estabelecimento de voos diretos para o Nordeste do Brasil, como Fortaleza, Recife ou Salvador, onde a TAP Air Portugal já voa com o A321LR, versão com autonomia 1.300 quilômetros inferior à do XLR.

A Airbus já possui cerca de 600 pedidos do A321XLR de companhias aéreas como United, American Airlines, JetSMART, SKY, Iberia e LATAM, entre outras. O grupo IAG, holding da qual a Iberia faz parte, tem 16 A321XLR encomendados, que serão distribuídos entre a companhia aérea espanhola e a Aer Lingus.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias