Iberia tem sinal verde para adquirir 20% da Air Europa, com foco na compra total

Em conferência de imprensa realizada ontem (2) em Washington DC, por ocasião do lançamento da rota da Iberia para aquela cidade norte-americana, o presidente da companhia aérea, Javier Sánchez-Prieto, informou que a Sociedade Estatal de Participações Industriais (SEPI ) de Espanha e o sindicato bancário aprovaram o empréstimo da empresa à Air Europa, no valor total de 100 milhões de euros.

Conforme relatado pelo site Aviacionline, nos próximos dias será solicitada a autorização correspondente às autoridades competentes na Espanha, Alemanha e Reino Unido (sede corporativa da IAG, proprietária da Iberia). Quando esse processo estiver concluído, o empréstimo será convertido em capital (participação acionária). Estima-se que a aprovação do acordo possa demorar cerca de seis meses, enquanto o fechamento total da operação não levaria menos de dezoito.

Histórico

Em março, o IAG informou à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) da Espanha que havia chegado a um acordo com o Grupo Globalia, proprietário da Air Europa. O documento detalhava a vontade de conceder um empréstimo sem garantia com prazo de sete anos.

Sujeito às aprovações regulatórias correspondentes, o IAG teria a opção de converter o empréstimo em uma participação de até 20% no capital da Air Europa. O empréstimo estava condicionado à aprovação da Globalia pelos bancos sindicados, o que facilitou o contrato com garantia parcial do Instituto Oficial de Crédito (ICO) e da Sociedade Estatal de Participações Industriais (SEPI).

Com a aprovação consumada, Sánchez-Prieto reiterou que a Iberia ainda pretende adquirir a segunda maior companhia aérea espanhola. Comprar 20% da empresa é “um começo para dar continuidade ao projeto”, segundo o gerente. No entanto, ele também reafirmou seu compromisso com o crescimento, além do que acontece entre as duas empresas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias