Ignorando a guerra, empresa aérea pede autorização para fazer voos de passageiros na Ucrânia

Foto de Avaness, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

A Air Ocean Airlines, uma companhia aérea ucraniana, está considerando a utilização de duas aeronaves Antonov An-148 para reabrir os voos de Uzhhorod, mesmo em meio à guerra da Rússia com a Ucrânia.

O diretor da empresa, Vyacheslav Herigi, expressou a intenção de iniciar o serviço, desde que isso seja seguro. O trajeto contaria com o Aeroporto de Uzhhorod, situado perto da fronteira eslovaca, o que proporcionaria à aeronave uma rápida entrada no espaço aéreo dos países membros da OTAN.

Devido à geografia próxima ao sopé dos Montes Cárpatos, o local é relativamente seguro de ataques do leste. Além disso, com performance comprovada por devidos testes, a pista de 2038 metros de comprimento por 40 metros de largura teria sido considerada apta para decolagens e pousos seguros da aeronave An-148.

No entanto, as autoridades ainda possuem dados insuficientes para garantir a segurança do voo. De acordo com Yuri Ignat, porta-voz da Força Aérea Ucraniana, a retomada dos voos da Ucrânia não está sendo recomendada no momento, pois qualquer foguete ou drone hostil pode surgir em qualquer parte do país.

Curiosamente, os dois aviões com os quais a empresa aérea pretende voar são os mesmos apreendidos da Rússia há algumas semanas. Os jatos, que são de fabricação ucraniana, pertenciam a uma empresa russa, que os arrendaria à Air Ocean. O acordo, porém, foi encerrado após o início da guerra e as aeronaves permaneceram estacionadas em solo ucraniano, sendo confiscadas meses depois.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias