Importante avanço para o Controle do Espaço Aéreo Brasileiro atinge plena operacionalidade no PAME-RJ

Imagem: PAME-RJ

O Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) informou nesta semana que um avanço significativo para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) acaba de ser alcançado.

Após introduzir, em meados de 2023, uma inovadora funcionalidade no Sistema de Gerenciamento Técnico (SISGTEC), conhecida como “Dashboard Operacional”, o PAME-RJ alcançou a plena operacionalidade dessa ferramenta no último mês de dezembro, assinalando um ponto expressivo no aprimoramento da gestão técnica e eficiência do sistema.

A nova funcionalidade do SISGTEC representa um salto fundamental para o CGTEC do PAME-RJ na capacidade de monitorar remotamente os equipamentos e sistemas críticos do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e parte do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). Sua instalação é parte de um processo contínuo de evolução, visando atender às crescentes demandas técnicas e operacionais.

O sistema permite que órgãos operacionais comuniquem a indisponibilidade de equipamentos e sistemas à área técnica responsável. Em caso de necessidade, essa informação pode ser difundida para o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) e Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Além disso, oferece visão específica de equipamentos que afetam a disponibilidade de determinados órgãos operacionais.

Imagem: PAME-RJ

Uma funcionalidade destacada do sistema é a capacidade de registrar todas as ações em curso para solucionar inoperâncias, proporcionando rastreabilidade e conhecimento em tempo real. Isso não apenas permite execuções técnicas imediatas em resposta a incidentes, mas também facilita a análise pós-evento para aprimorar continuamente os processos.

“Uma das características fundamentais do Sistema é a rápida disseminação de informações sobre incidentes técnicos em serviços de apoio ao controle do espaço aéreo, o que é essencial para ajustar operações de forma ágil, permitindo implementação de medidas técnicas necessárias ou a manutenção de uma consciência situacional robusta”, explicou o Chefe do Centro de Gerenciamento Técnico (CGTEC), Coronel R1 Elias Pereira dos Santos.

Para operar eficientemente o “Dashboard Operacional”, os profissionais das áreas operacional e técnica passaram por treinamentos específicos em locais estratégicos, como os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA), o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). O objetivo foi capacitar os 105 participantes para atuarem no relato de incidentes e na resolução destas ocorrências.

Imagem: PAME-RJ

O PAME-RJ conclui que, com essa nova funcionalidade, o CGTEC reforça seu compromisso em proporcionar um ambiente seguro e eficiente para o controle do espaço aéreo brasileiro, marcando um avanço significativo na integração de tecnologia avançada para o aprimoramento contínuo das operações aeroespaciais no país.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Tornado deixa grande rastro de destruição em hangares e aeronaves ao...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Várias instalações do aeroporto Eppley Airfield, de Omaha, nos Estados Unidos, sofreram danos significativos quando...