Incluindo a importância do Aeroporto de Viracopos, a logística da Fórmula 1 será abordada em evento em São Paulo

Boeing 747-8F da Qatar Airways pousando em Viracopos para transporte da Fórmula 1 em 2021

O Grande Prêmio de Fórmula 1 se caracteriza, em cada país em que ocorre, como um dos eventos mais aguardados mundo afora, já que se trata do principal campeonato automobilístico do mundo.

Organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), percorrerá 24 países neste ano, requisitando uma logística muito estratégica, já que, entre todos os passos, estão o deslocamento dos carros e equipamentos, bem como de pilotos e membros das equipes, e a organização nas cidades pelas quais a F1 passará.

É justamente por isso que a Fórmula 1 é um dos principais cases da logística mundial, sobretudo por utilizar os modais de transporte em sua integralidade.

A Logística da F1 na Intermodal 2024

A Intermodal South America, maior evento de Logística das Américas, que acontece entre os dias 5 e 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, contará com a participação do diretor-executivo da Fórmula 1 São Paulo, Francisco Mattos.

Ele palestrará no primeiro dia no Interlog Summit, evento de conteúdo que acontece durante a Intermodal, com o tema “A logística dos bastidores da F1: a corrida que você não vê”, contando um pouco sobre como é a organização logística do evento.

“A Fórmula 1 é gigantesca, com uma audiência espetacular em todo mundo, muitos patrocinadores, um público enorme e ainda gerenciamos a venda de ingressos. Mas, o maior desafio que temos é a logística”, comenta Mattos.

O impacto positivo desta palestra para o setor é significativo, uma vez que a Fórmula 1 é uma complexa operação logística, que envolve milhares de operadores logísticos em todo o mundo.

“Nós nos deslocamos de um país para o outro, além de deslocarmos os carros. Trazemos tudo o que utilizamos, das câmeras à central de imprensa, por exemplo. Isso acontece para termos a padronização exigida em todos os nossos operacionais, já que nem todos os países possuem a mesma infraestrutura”, ressalta o executivo.

Planejamento logístico e decisão estratégica da F1

Multimodalidade, eficiência e sustentabilidade fazem parte das estratégias da organização da Fórmula 1. Afinal, para um evento tão grandioso, a logística é peça chave para garantir que as 10 escuderias que participam do campeonato tenham a infraestrutura para competir em igualdade de condições nas 24 corridas que acontecem pelo mundo.

Na sua palestra aos participantes do Interlog Summit, na Intermodal South America, o executivo da F1 São Paulo vai detalhar a importância de parceiros estratégicos, a exemplo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e da Companhia Marítima MSC, para o deslocamento dos equipamentos até Interlagos.

Mattos antecipa alguns dados do que apresentará aos participantes do Interlog Summit: “Para trazer os equipamentos, carros e as equipes para o Brasil, utilizamos oito ou nove aviões de grande porte, além de 27 carretas, que fazem 100 viagens entre o aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, e o Autódromo de Interlagos. Para agilizar o desembaraço das cargas, montamos um posto aduaneiro dentro de Interlagos e contamos com o modal marítimo para o transporte de peças de substituição, como pneus, combustíveis e até mobiliário”.

Números da F1 em São Paulo

Mattos dá números que deixam claro o impacto positivo que a Fórmula 1 tem na economia da cidade de São Paulo. No ano passado, o evento ofereceu um incremento na economia local de R$ 1,67 bilhão, com a atração de 270 mil turistas em quatro dias.

“O retorno é enorme. Todo ano contratamos a Fundação Getúlio Vargas para mensurar. Quanto ao público que vem para a Fórmula 1, 75% não são da cidade de São Paulo. Então, o evento possibilita a maior ocupação hoteleira do ano de São Paulo, o maior tíquete de restaurantes e o mês de maior arrecadação de ISS (Imposto sobre Serviços) da cidade”, conta.

Exposição

Em 2024, a Intermodal South America reúne mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo todos os modais de transporte.

A Intermodal é reconhecida nacional e internacionalmente por apresentar soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta. A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais durante os três dias de evento.

Informações da Intermodal South America

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...