“Independente do resultado, a culpa é nossa”, diz Boeing sobre acidente com 737 MAX da Alaska

Divulgação – Alaska Airlines

A Boeing divulgou nota na semana passada falando sobre o relatório preliminar da Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) sobre o caso do voo AS-1282, em que um painel da fuselagem saiu voando de um 737 MAX 9 da Alaska Airlines.

A fabricante diz que agradece o trabalho da NTSB e revisará suas análises rapidamente, continuando a cooperar totalmente e de forma transparente com as investigações da NTSB e da FAA, a Administração Federal de Aviação Civil.

O presidente e CEO da Boeing, Dave Calhoun, disse: “Independentemente das conclusões finais alcançadas, a Boeing é responsável pelo que aconteceu. Um evento como este não deve ocorrer em um avião que sai de nossa fábrica. Simplesmente precisamos fazer melhor para nossos clientes e seus passageiros. Estamos implementando um plano abrangente para fortalecer a qualidade e a confiança de nossos investidores. Será necessária ação significativa e demonstrada, com transparência em todos os momentos – e é para isso que estamos focados.”

A Boeing está tomando medidas imediatas para fortalecer a qualidade. Primeiramente, a empresa implementou um plano de controle para garantir que todos os plugues de porta de saída média do 737 MAX 9 sejam instalados de acordo com as especificações:

– Instituiu novas inspeções da montagem da porta e estruturas semelhantes na fábrica de nossos fornecedores e na linha de produção da Boeing;

– Adicionou sinalização e protocolo para documentar completamente quando o plugue da porta é aberto ou removido em nossa fábrica, garantindo que seja reinstalado e inspecionado antes da entrega.

Além disso, a Boeing está implementando planos para melhorar a qualidade geral e a estabilidade em todo o sistema de produção do 737, incluindo:

– Inspeções adicionais mais profundamente na cadeia de suprimentos e colaborando com fornecedores em melhorias na produção;

– Realizando mais trabalho nos aviões em suas posições atribuídas;

– Dedicando vários dias para nossas equipes do 737 se concentrarem e implementarem melhorias na qualidade;

– Lançando uma avaliação independente para reforçar o sistema de gestão da qualidade na Boeing Commercial Airplanes por um especialista em segurança altamente experiente.

Além dessas ações da Boeing, ela está abrindo nossa fábrica para que os clientes do 737 conduzam suas próprias revisões adicionais. “Este escrutínio adicional – de nós mesmos, de nosso regulador e de nossos clientes – nos tornará melhores. É simples assim”, conclui Calhoun.

Pela Assessoria de Imprensa da Boeing

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o