
Uma investigação em andamento pelas agências indianas de crimes financeiros sobre suposta evasão fiscal por companhias aéreas do Oriente Médio destacou recentemente a Qatar Airways. A Direção-Geral de Inteligência GST (DGGI), responsável pela aplicação da lei indiana em questões fiscais, realizou buscas nos escritórios indianos de várias companhias aéreas do Oriente Médio, incluindo a Qatar Airways.
Segundo a mídia local, a investigação está em estágio inicial e a agência descobriu casos de evasão fiscal totalizando 57 bilhões de rúpias (US$ 685,1 milhões) envolvendo pedidos de crédito fiscal de entrada. Não está claro se esses números se referem especificamente à Qatar Airways ou também envolvem outras companhias aéreas sob investigação.
A investigação ganhou destaque na Índia devido aos laços comerciais e de investimento entre os dois países, bem como à dependência da Índia do fornecimento de gás natural liquefeito do Catar.
A Qatar Airways opera em 13 destinos na Índia, oferecendo um total de 120 voos de ida e volta por semana. Outras companhias aéreas do Oriente Médio também voam para a Índia, incluindo Emirates, Etihad Airways, Air Arabia, Saudia, Air Arabia Abu Dhabi, Kuwait Airways, flynas, Jazeera Airways, flydubai, Iraqi Airways e Fly Baghdad.