Influenciador digital afirma que a LATAM negou o embarque de seu cachorro sem motivo

Um influenciador digital publicou nas redes sociais uma denúncia de que não conseguiu embarcar em um voo da LATAM com seu cachorro, após supostamente ter sido autorizado.

A denúncia foi feita por Bruno Couto, conhecido pela conta no Twitter com nome “Muito Humilde”, que fala sobre futebol e diversos assuntos e tem hoje mais de 250 mil seguidores, incluindo a equipe de mídia do Presidente Lula.

Segundo ele contou em vídeo e mostrou nas suas conversas de WhatsApp, ele tinha entrado em contato com a LATAM e solicitado o transporte do seu cão da raça Golden Retriever.

Por ser um animal de grande porte, ele é levado no porão da aeronave, sendo que entre as companhias brasileiras, apenas a LATAM e a GOL fazem este transporte. Para isso, é necessário avisar a companhia aérea com antecedência para um planejamento de espaço.

O serviço, que é chamado de AVIH pela IATA, é cobrado, porém, a LATAM só faz esta cobrança no próprio aeroporto, após conferir o estado de saúde do animal e as condições da gaiola de transporte, não havendo, portanto, uma autorização antecipada, como disse o influenciador na resposta a um usuário da rede.

Bruno informa que, ao chegar no Aeroporto de Confins com toda a documentação exigida e esperar por horas, o seu cachorro teve o embarque negado “sem explicação clara do motivo, mesmo após o atendente da companhia ter confirmado a solicitação dele”.

Pessoas próximas da operação informaram ao AEROIN que a prática de aceitação apenas no aeroporto é regra da LATAM e que ela existe por questão de planejamento de espaço no porão da aeronave, podendo ser negado (mesmo próximo do voo) o embarque por não ter espaço para o animal junto das bagagens e malas.

Hoje pela manhã Bruno, informou que a LATAM entrou em contato com ele e disse que resolverá o problema. Ele, no entanto, não ofereceu uma evidência dessa conversa com a empresa.

Vale destacar que, apesar da situação, o influenciador tem sido criticado nas redes sociais por não se limitar a criticar a LATAM, expondo a imagem e o nome do funcionário no aeroporto, que apenas estava fazendo seu trabalho e seguindo as diretrizes da empresa aérea.

Entramos em contato com a companhia aérea para entender melhor o assunto. A empresa preferiu não comentar e se limitou a dizer que “está em contato com o cliente para esclarecer a situação”.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias