Iniciativa promove a eliminação do chumbo dos combustíveis de aviação até 2030 nos EUA

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou um novo plano para eliminar com segurança o uso de combustíveis com chumbo até o final de 2030, reporta o site parceiro Aviacionline.

Nesse sentido, o órgão do governo dos EUA disse que o trabalho “será baseado em quatro pilares de atuação que envolvem a própria FAA, a Agência de Proteção Ambiental, fornecedores e distribuidores de combustíveis, aeroportos, motores e aeronaves, instituições de pesquisa, associações , especialistas ambientais, comunidades e outras partes interessadas importantes”

Os quatro pilares projetados são:

– Desenvolver infraestrutura de combustível sem chumbo e avaliar a viabilidade comercial, 

– Apoiar Pesquisa e Desenvolvimento e Inovações Tecnológicas: a FAA e as partes interessadas da indústria apoiarão pesquisas e testes de mudanças de motores a pistão e/ou atualizações de motores necessárias para a operações de combustível sem chumbo. Da mesma forma, serão promovidas tecnologias voltadas para sistemas de propulsão elétricos e híbridos. 

– Continuar a avaliar e licenciar combustíveis sem chumbo seguros: a Piston Aviation Fuel Initiative continuará a avaliar, testar e qualificar combustíveis de aviação sem chumbo de alta octanagem com o objetivo de, em última análise, fazer a transição da frota para combustível de aviação sem chumbo.

– Estabelecer as políticas necessárias para promover e apoiar o desenvolvimento e infraestrutura de combustíveis sem chumbo. 

Conforme relatado pela FAA, “este anúncio faz parte do esforço contínuo para construir um sistema de aviação sustentável. Em novembro, os EUA lançaram seu primeiro Plano de Ação Climática da Aviação para atingir emissões líquidas zero até 2050. No início de 2021, a FAA anunciou mais de US$ 100 milhões em doações para aumentar a eficiência das aeronaves, reduzir o ruído e as emissões e desenvolver e implementar novo software para reduzir os atrasos dos táxis”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Azul conquista destaque no panorama empresarial ao ficar entre as “100...

0
A Azul Linhas Aéreas conquistou destaque no panorama empresarial brasileiro ao ser galardoada entre as “100 empresas mais influentes