Inpaer é autorizada a fabricar e a operar no Brasil o avião COLT 100

COLT 100 – Imagem: Inpaer

A fabricante brasileira Inpaer – Indústria Paulista de Aeronáutica informou nesta semana que recebeu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para montar e operar aviões COLT 100 no Brasil.

O documento de aceitação do COLT como Aeronave Leve Esportiva Especial (LSA Special) chegou às mãos da equipe da Inpaer na sexta-feira, 5 de maio, conforme compartilhado em redes sociais pela empresa.

O COLT 100 é um avião da categoria ALE (Aeronave Leve Esportiva), ou LSA (Light Sport Aircraft), do Grupo Texas Aircraft, baseado nos Estados Unidos, que, no Brasil, está sendo produzido pela Inpaer.

Segundo a empresa, sua estrutura toda em metal é forte como de um avião maior e seus equipamentos de ponta incluem piloto automático de até 3 eixos, oferecendo recursos que o colocam em um nível diferenciado no segmento.

Imagem: Inpaer

​Com características de voo dóceis, o COLT é adequado para voos de passeio e, principalmente, de treinamento, contando com sistema opcional de paraquedas balístico.

RESUMO DAS ESPECIFICAÇÕES

Velocidade Máxima de Cruzeiro: 118 knots TAS
Velocidade de Cruzeiro com 75% de potência: 110 knots TAS
Velocidade de Stall – s/flaps (Vs): 44 knots CAS
Velocidade de Stall – c/flaps (Vse): 38 knots CAS
Peso vazio: 386 kg**
Carga útil: 212 kg vazio**
Distância de Decolagem (50ft de obstáculo): 361 metros
Distância de Pouso (50ft de obstáculo): 348 metros
Razão de Subida (Vy): 760 fpm
Teto de Serviço: 14.500
Peso Vazio 386 kg**
Carga útil 212 kg vazio**
Comprimento 6,96 metros
Altura 2,39 metros
Envergadura 9,82 metros
Altura da cabine 1,18 metros
Largura do assento 40 cm
Peso máximo no bagageiro 20 kg
Aérea do bagageiro 96 cm X 56 cm

Baseada no Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (SP), a Inpaer é uma empresa criada em 2001 com o Comandante Caio Jordão à sua frente. O primeiro projeto foi o avião Conquest 160, que voou pela primeira vez em abril de 2002. O Conquest se mostrou um verdadeiro sucesso, sendo comercializadas mais de 80 unidades nos primeiros 5 anos.

Imagem: Inpaer
Imagem: Inpaer

Devido o sucesso do Conquest 160 e enxergando um novo nicho de mercado, em 2007 a fabricante brasileira lançou o Excel, com capacidade para um terceiro ocupante, e o Excel Cargo, que permite levar até 40kg de bagagem, equipados com o motor Rotax de 100hp ou Rotax 914 de 115hp, que permite um cruzeiro de até 135mph.

Inovando e evoluindo mais, a Inpaer lançou em 2010 o avião que fecharia o primeiro ciclo da sua família de aeronaves, o Explorer. Um modelo de 4 lugares para os diversos climas e terrenos brasileiros.

​Por fim, a Inpaer aceitou o desafio de ingressar no Programa de Fomento à Certificação de Projetos de Aeronaves de Pequeno Porte – iBR2020. Com o objetivo de atender às novas diretrizes da agência reguladora do setor da aviação civil, ANAC, a empresa lançou a primeira aeronave da nova geração, o Conquest 180 LSA.

Uma aeronave com fuselagem de compósitos e superfícies de sustentação em alumínio aeronáutico, equipada com motor Rotax 912 ULS 100hp – a primeira aeronave brasileira a ser enquadrada na categoria ALE (Aeronave Leve Esportiva).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias