Instituto de Cartografia Aeronáutica também apoia a Operação Escudo Yanomami; veja quais são as ações

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) também participa das ações de apoio nas terras Yanomami no Norte do Brasil.

O ICA realizou o levantamento topográfico de campo em apoio ao Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) para instalação de equipamentos necessários à implantação dos Sistemas de Comunicação que dá suporte à Operação Escudo Yanomami, em Boa Vista.

No período de 1 a 5 de fevereiro, foi realizada uma missão por militares da Seção de Operações de Campo (CAR-1) da Subdivisão de Cartografia do ICA, com o apoio aéreo do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), na cidade de Alto Alegre (RR), distante, aproximadamente, 86 km de Boa Vista.

Foram realizados levantamentos topográficos para a determinação das coordenadas geográficas para a implantação de equipamento que auxiliará no controle dos tráfegos aéreos na região, além de elaborar o Giro do Horizonte de 360 graus para a determinação de possíveis obstáculos que possam interferir na operacionalidade do equipamento.

GPS – Imagem: DECEA

Os militares utilizaram equipamentos topográficos de alta precisão, estações totais e rastreadores GPS para determinar, de forma ágil e precisa, as coordenadas topográficas do sítio da instalação que servirão de subsídio na calibração do equipamento a ser instalado.

O Comandante do ICA, Coronel Aviador Anderson Belchior Zuchetto de Castro, avaliou o suporte à missão: “Fica evidenciada a prontidão e a pronta resposta dos nossos militares, bem como a importância do apoio prestado pelo Instituto na Operação Yanomami”, pontuou.

Militares do ICA em Boa Vista – Imagem: DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias