Instrução da ANAC define processo para treinamento em serviço de profissionais AVSEC

Imagem: Cabo Frio Airport

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou nesta quarta-feira, 16 de novembro de 2022, a Instrução Suplementar nº 110-002, que estabelece regras para o treinamento em serviço do profissional AVSEC, ou seja, do profissional que trata da segurança contra atos de interferência ilícita. 

A nova instrução suplementar estipula procedimentos que atendem aos requisitos previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 110, emenda 1, que tratam do treinamento para os Instrutores AVSEC e para os Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC), após período de afastamento superior a 365 e 180 dias, respectivamente. 

Com essas diretrizes, a ANAC busca agregar maior qualidade aos treinamentos que envolvem tanto a formação inicial, quanto a atualização e o retorno ao serviço após período de afastamento do profissional AVSEC. Pretende ainda garantir maior confiabilidade no desenvolvimento e manutenção das habilidades necessárias ao desempenho das atribuições desses profissionais, trazendo segurança e padronização às organizações com responsabilidade AVSEC e centros de instrução. 

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Força Aérea Brasileira comemora o “Dia da Aviação de Asas Rotativas”

0
No dia 3 de fevereiro, comemora-se o Dia da Aviação de Asas Rotativas devido ao primeiro resgate em combate pela FAB em 1964.