Internet via satélite Starlink, de Elon Musk, estreia nos aviões através de empresa aérea do Havaí

Divulgação – Aeroporto de Long Beach

A Hawaiian Airlines tornou-se a primeira grande companhia aérea a oferecer o popular serviço de internet via satélite Starlink, do empresário Elon Musk, em alguns de seus voos.

No dia 8 de fevereiro de 2024, passageiros do voo HA-70, de Honolulu para Long Beach, na Califórnia, foram os primeiros a experimentar o novo serviço de internet de alta velocidade durante o voo, que a Hawaiian Airlines está a oferecer gratuitamente. O voo foi operado por um Airbus A321neo, com registro N228HA.

A Hawaiian Airlines espera implantar gradualmente o serviço Starlink em suas aeronaves, começando pelos 18 A321 de sua frota, seguido pelos A330s e, por fim, pelos Boeing 787-9.

A companhia havia declarado a intenção de equipar sua frota com o Starlink em abril de 2022, e outras empresas, como a airBaltic, anunciaram planos semelhantes desde então. Em uma entrevista exclusiva recente, o CEO da airBaltic, Martin Gauss, confirmou que o projeto de Starlink da companhia está bem encaminhado e tem previsão de implementação em um curto período de tempo.

Outras companhias aéreas que assinaram contrato com o Starlink incluem Qatar Airways e ZipAir (uma nova subsidiária de baixo custo da Japan Airlines), além do operador de fretamento privado dos EUA, JSX, que tem oferecido acesso à internet em voo através do Starlink desde 2023.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias