Investigadores extraem dados das caixas pretas do 787 da LATAM que teve “evento técnico” e 50 feridos

Boeing 787-9 da LATAM

Os investigadores da aviação da Nova Zelândia conseguiram extrair dados das caixas pretas do Boeing 787-9 Dreamliner, que estava operando o voo LA800 e enfrentou um “evento técnico” (não detalhado), resultando em ferimentos entre passageiros e tripulantes, na última segunda-feira (11).

Os investigadores estão recuperando todas as evidências do voo, incluindo os gravadores de voz e os dados de voo da cabine de comando, conforme noticiou o Aviacionline. A mídia australiana relata que o ATSB da Austrália vê o acidente ligado ao risco de reinicialização simultânea dos sistemas de voo.

Embora a investigação esteja sendo conduzida na Nova Zelândia com pessoal local, ela permanece sob jurisdição da Direção-Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC) devido à aeronave ter registro chileno (CC-BGG). Agentes da Diretoria de Aeronáutica viajarão para o país oceânico para investigar pessoalmente o que ocorreu durante o voo.

O incidente

Conforme noticiado, pelo menos 50 passageiros em um voo da LATAM entre Sydney, na Austrália, e Santiago, no Chile, com uma escala em Auckland, na Nova Zelândia, se machucaram e passaram por triagem médica após o avião descer repentina e inesperadamente devido ao que a companhia aérea descreveu como um “evento técnico”, na última segunda-feira (11).

O serviço de resposta de emergência Hato Hone St John enviou uma frota de ambulâncias para o Aeroporto de Auckland, incluindo uma unidade de comando, veículos de resposta rápida e um veículo de resposta a incidentes graves, após receber relatos de um evento com múltiplas vítimas a bordo do voo LA-800 da LATAM.

Autoridades disseram que um passageiro estava em estado grave, enquanto os demais sofreram ferimentos moderados ou leves. Pelo menos 13 desses 50 passageiros e membros da tripulação foram transportados para hospitais locais, e os outros foram atendidos no local.

Um dos passageiros do voo, Brian Jokat, foi entrevistado pela CNN Internacional, relatando que o piloto ficou momentaneamente em estado de choque após o incidente.

Eu perguntei a ele o que tinha acontecido, e ele me disse que os indicadores ficaram pretos, perdendo assim toda a capacidade de voar por alguns momentos… Ele me disse: ‘Meus instrumentos apagaram’. Felizmente, ele conseguiu recuperá-los e o avião continuou o voo“, disse o passageiro após desembarcar no aeroporto de Auckland.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias