Investindo US$20 milhões, P&W ampliará em 40% a capacidade de manutenção de motores GTF na Flórida

Motor GTF de um Embraer 195-E2 – Imagem: Gilson Coscia

A fabricante norte-americana Pratt & Whitney (P&W) anunciou um investimento de US$ 20 milhões para aumentar sua capacidade de manutenção, reparo e revisão (MRO) dos propulsores GTF no Centro de Motores de West Palm Beach, na Flórida. A expansão acomodará um aumento de 40% na capacidade e deverá ser concluída no segundo semestre de 2025.

Para acomodar o crescimento planejado, a instalação aumentará a sua força de trabalho em 25% durante o próximo ano e adicionará equipamentos críticos em áreas como maquinas, testes, limpeza e armazenamento. Também vai incorporar tecnologias transformadoras desenvolvidas no recentemente anunciado North American Technology Accelerator (Acelerador de Tecnologia Norte Americano).

“A expansão em West Palm Beach é o exemplo mais recente do nosso investimento global para apoiar a frota GTF”, disse Kevin Kirkpatrick, vice-presidente de Operações Globais de Pós-Venda da Pratt & Whitney. “Continuamos firmes no nosso compromisso de apoiar os clientes e manter a sua confiança à medida que executamos o plano de gestão da frota GTF”.

West Palm Beach foi transformado em um centro de MRO de motores GTF totalmente capaz em meados de 2021. Foi a primeira instalação da Pratt & Whitney a adotar um sistema automatizado que monta o rotor do compressor de alta pressão (HPC) e um refinado sistema de manuseio do motor suspenso.

Desde a implementação, a Pratt & Whitney observou uma melhoria de mais de 25% no rendimento do rotor HPC e uma redução de 50% no tempo de resposta do processo.

Em 2023, a Pratt & Whitney anunciou três expansões de instalações de MRO de GTF e cinco ativações de lojas para apoiar a crescente frota de GTF. Existem atualmente 16 centros de MRO de motores GTF ativos em todo o mundo, com outros três previstos para entrar em operação até 2025.

Os motores GTF são utilizados pela fabricante europeia Airbus para seus aviões A220 e A320 e pela brasileira Embraer para os E-Jets E2.

Informações da Pratt & Whitney

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias