Israel avança na aquisição de seu terceiro esquadrão de caças F-35I “Adir”

O Ministério da Defesa de Israel iniciou o processo de compra do terceiro esquadrão de aeronaves Lockheed Martin F-35I “Adir”, com a apresentação de uma solicitação oficial de aquisição (LOR). A decisão de comprar 25 caças adicionais para formar um terceiro esquadrão foi anunciada no início de julho.

Após a aprovação do Ministro da Defesa, Yoav Galant e do Diretor Geral do Ministério da Defesa, Major General (Ret), Eyal Zamir, a Delegação de Aquisições do Departamento de Defesa dos EUA apresentou uma Solicitação Oficial de Aquisições ao Escritório Conjunto do Programa Lightning II (JPO) concluir a aprovação e assinatura do acordo nos próximos meses.

O Ministério da Defesa vai comprar 25 aeronaves F-35, fabricadas pela Lockheed Martin, dos EUA em acordo que inclui suporte e manutenção. Após a conclusão da transação, a frota das aeronaves stealth mais avançadas do mundo operadas pela Força Aérea de Israel será ampliada para 75 unidades. 

O fornecimento de aeronaves para a IAF começará em 2027 a uma taxa de 3 aeronaves por ano, explica o Aviacionline.

O acordo é estimado em cerca de 3 bilhões de dólares. No âmbito do contrato original entre os governos, a Lockheed Martin e o fabricante de motores, Pratt & Whitney, concordaram em partilhar a produção de aeronaves F-35 vendidas a terceiros países com empresas israelitas, integrando-se assim na cadeia de abastecimento global.

O novo acordo dará continuidade ao compromisso das empresas americanas de cooperar na produção de peças de aeronaves com a indústria israelense.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de