Início Mercado

Israel e Arábia Saudita próximos de acordo histórico de sobrevoo de aviões comerciais

Foto: Aero Icarus, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Arábia Saudita e Israel estão próximos de chegarem a um acordo histórico, que permitirá sobrevoos irrestritos de aeronaves israelenses através do espaço aéreo saudita. Tal iniciativa é parte de um acordo de três vias que também envolve o Egito, informou o Israel Hayom. Espera-se que o acordo seja anunciado durante a próxima visita do presidente dos EUA, Joe Biden, ao Oriente Médio no final de junho.

Atualmente, as aeronaves israelenses só podem cruzar a Arábia Saudita em rota de e para o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos, de acordo com os acordos de Abraão de 2020. Todas as outras aeronaves operadas por companhias aéreas israelenses, bem como a grande maioria de aeronaves estrangeiras que se dirigem de ou para Tel Aviv, devem evitar cruzar a Arábia Saudita, muitas vezes aumentando o tempo de voo e, em consequência, os custos.

A Arábia Saudita atualmente não reconhece Israel e não mantém nenhum vínculo oficial com o país. A decisão por liberar os sobrevoos faz parte de uma larga costura política na região, coordenada pelos Estados Unidos da América, desde o governo Donald Trump.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile