ITA oferecerá formação inicial, continuada e pós a docentes do ensino básico de todo o Brasil

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) informou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, que passará a oferecer formação inicial, continuada e pós-graduação a docentes do ensino básico de todo o Brasil.

Segundo o ITA, desde o dia 23 de fevereiro, passou a integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), que tem por objetivo desenvolver e ampliar a modalidade de educação a distância (EaD) e levar a universidade pública a locais isolados do País.

Instituída pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, a UAB se refere a um sistema composto por universidades públicas que disponibiliza cursos superiores por meio da educação à distância, prioritariamente, para a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, assim como dirigentes, gestores e trabalhadores em educação dos estados, municípios e do Distrito Federal.

A adesão ao sistema é voluntária, sendo necessário que a instituição de ensino apresente Índice Geral de Cursos (IGC) igual ou superior a 3. O ITA mantém IGC máximo (nota 5) desde o início da mensuração em 2007.

Atualmente, o Programa conta com a participação de 121 mil alunos, em 967 polos instalados em 850 municípios brasileiros.

“Participar do UAB amplia nossa capacidade de contribuir com a educação nacional dentro do escopo de nossa missão. Estamos satisfeitos em integrar esse sistema que propicia ao ITA chegar aos mais longínquos rincões de nosso país”, afirmou o Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, reitor do Instituto.

Informações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias