
Como informado pelo AEROIN na última segunda-feira, este final de semana marca a chegada ao Brasil de um incomum voo da Vietnam Airlines, companhia aérea estatal do Vietnã, um dos principais países do sudeste asiáticos.
Sem operações regulares ao nosso país, esta é a primeira vez que uma aeronave Boeing 787 da Vietnam Airlines visita o Brasil, e ela passará por dois aeroportos.
Cumprindo uma missão diplomática, o Boeing 787-9 de matrícula VN-A868 saiu de Hanoi, capital vietnamita, no dia 17 e voou para San Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos. E na madrugada de hoje, o jato partiu, agora já da costa leste, do Aeroporto JFK, em Nova York, rumo ao Brasil.
O avião utiliza o código de voo VN-1 e o código de chamada “Vietnam One”, pois leva a bordo o Primeiro-Ministro da República Socialista do Vietnã, Pham Minh Chinh.
A previsão é de que o primeiro pouso no Brasil aconteça no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e lá o avião deve permanecer até a segunda-feira, 25, quando partirá rumo ao Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. Por fim, o Boeing 787 decolará da capital federal na terça-feira, 26, rumo à Europa.
O voo de hoje, que já está sobre o Brasil nesta manhã de sábado, por ser acompanhado em tempo real e o pouso em Guarulhos poderá ser assistido ao vivo nas telas a seguir. As transmissões são das câmeras do canal Golf Oscar Romeo no YouTube.
Atualização: a chegada ocorreu às 11h53. Vídeos do pouso podem ser assistidos neste link.
Para acompanhar o voo e saber o momento exato da chegada, que deverá ocorrer por volta das 11h20, abaixo dos dois players está a tela de rastreamento do VN-A868 no FlightRadar24. Seus voos também podem ser acompanhados na plataforma RadarBox neste link.
Tela 1 – câmera ao vivo pelo lado das cabeceiras 10L e 10R de Guarulhos
Tela 2 – câmera ao vivo pelo lado das cabeceiras 28L e 28R de Guarulhos
Tela 3 – rastreamento em tempo real do Boeing 787 VN-A868
Viagem diplomática
Após fazer uma visita a Joe Biden, que semanas atrás esteve no Vietnã, Pham Minh Chinh vem ao Brasil atendendo a um convite do Presidente Lula, feito durante a conferência do G7 em maio passado.
Segundo o governo vietnamita, o Brasil é o maior parceiro do país nas Américas após os EUA e o dois países tiveram comércio recorde no ano passado, atingindo US$ 6,78 bilhões de dólares. No primeiro semestre deste ano, o volume já chegou em US$ 3,3 bilhões.
“Nós estamos muito felizes e animados com a visita oficial do Primeiro-Ministro Pham Minh Chinh na última semana deste mês. Esta visita irá trazer os dois países mais próximos e abrir oportunidades para cooperação em vários níveis”, disse o Embaixador do Brasil em Hanói, Marco Farani.