Jatinho de ‘ex-XP’ estoura dois pneus ao pousar em Jacarepaguá

Um jato executivo Embraer Phenom 100 sofreu um incidente ontem (23) ao pousar no Aeroporto Jacarepaguá no Rio de Janeiro, onde dois pneus estouraram.

Embraer Phenom 100 I PR-SPJ I Private

A aeronave fabricada pela Embraer pode levar até cinco passageiros e exige apenas um piloto para voá-la, mas, por ser uma aeronave operada por uma empresa de táxi aéreo, no caso a Líder Aviação, ela sempre é comandada por dois tripulantes.

O proprietário da aeronave, por sua vez, não é a Líder, sim a Jalapão Empreendimentos Ltda, empresa de investimentos que tem como sócio-administrador Julio Capua, um dos principais nomes da XP Investimentos, maior corretora do país.

Em vídeo que circula nas redes sociais, o jato de matrícula PR-SPJ (msn 50000076) é visto correndo pela pista do Aeroporto de Jacarepaguá e, no final da pista, é possível ver uma fumaça saindo da aeronave, provavelmente em decorrência do dois pneus do trem de pouso principal terem estourado.

A aeronave foi fabricada em 2009 e possui situação de aeronavegabilidade normal.

A Líder Aviação emitiu a seguinte nota sobre a ocorrência:

“A Líder Aviação informa que, no dia 23 de janeiro de 2022, dois pneus de um jato Embraer EMB 500 (Phenom 100), de matrícula PR-SPJ, esvaziaram durante o pouso no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A aeronave, vinda de Guarulhos (SP), é particular e gerenciada pela Líder.

O voo foi realizado normalmente, dentro dos padrões de operação, e o incidente não causou nenhum dano aos passageiros e tripulantes.

A Líder Aviação destaca que tal intercorrência não colocou a operação em risco sob nenhum aspecto e todas as providências de segurança foram tomadas, como é a premissa da empresa. E os órgãos competentes foram acionados.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Conta digital da GOL tem, apenas hoje, campanha de conversão de...

0
Segundo explica a empresa, o cliente pode utilizar o dinheiro da forma que preferir, e a oferta inédita é válida somente durante o dia de