Jato executivo cai em San Diego; câmera capta o momento e áudio registra piloto gritando

O jato visto em cena do vídeo da queda, que você assiste a seguir nesta matéria

Um jato executivo caiu na noite de ontem, 27 de dezembro, na área de El Cajon, em San Diego, no sul da Califórnia, sem deixar sobreviventes, disseram as autoridades locais.

O avião estava programado para pousar em um campo de aviação nas proximidades quando caiu pouco depois das 19h00, de acordo com o Departamento do Xerife do Condado de San Diego.

Câmeras de segurança registraram o momento em que o jato é visto em uma intensa curva descendente até a queda seguida de explosão:

O áudio da gravação abaixo, com as comunicações entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo da torre do aeroporto Gillespie Field, mostra que havia sido aprovado o pouso da aeronave pela pista 17, e em seguida o piloto solicitou alteração para prosseguir para pouso pela pista 27R. Pouco tempo depois, ouve-se o piloto gritando em meio à queda da aeronave.

Atenção: o final do áudio pode ser impactante para algumas pessoas.

Nota: as imagens são apenas uma concepção gráfica em simulador de voo.

Conforme o áudio acima e os dados da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos, a aeronave envolvida é o Learjet 35A registrado sob a matrícula N880Z. Ele partiu de Santa Ana, também na Califórnia, cerca de 20 minutos antes da queda:

O voo do Learjet até o acidente – Imagem: RadarBox

A aeronave passou sobre o aeroporto e caiu instantes depois – Imagem: RadarBox

Nos destaques, a pista 17 (à esquerda) em que ele inicialmente pousaria, e a 27R em que ele pretendeu pousar – Imagem: Google Earth

Os bombeiros não encontraram sobreviventes no local, disseram as autoridades em um comunicado à imprensa, mas não especificaram quantas vítimas foram encontradas. Ninguém ficou ferido no solo. O Departamento do Xerife emitiu o seguinte comunicado na noite de ontem:

“O Departamento do Xerife do Condado de San Diego continua a ajudar nossos parceiros policiais e bombeiros com um pequeno acidente de avião na área não incorporada de El Cajon.

Aconteceu na segunda-feira, 27 de dezembro, logo após as 19 horas, perto do bloco 1200 da Pepper Drive.

Delegados da Delegacia do Xerife de Santee e da Subestação do Xerife de Lakeside responderam imediatamente à cena junto com o Distrito de Proteção contra Incêndios de Lakeside, a Patrulha Rodoviária da Califórnia (CHP) e o Departamento de Polícia de El Cajon.

O avião estava programado para pousar em Gillespie Field, em El Cajon. No momento, não temos informações de onde o avião estava vindo ou quantos estavam a bordo. Os bombeiros não conseguiram encontrar nenhum sobrevivente no local do acidente. No condado de San Diego, o Medical Examiner’s Office é a agência que regulamenta a forma ou causa das mortes, bem como fará a identificação das pessoas uma vez que a família tenha sido notificada.

Uma casa foi danificada e linhas de energia foram derrubadas na área. Ninguém se feriu em solo. Neste momento, equipes de San Diego Gas and Electric (SDG & E) estão no local trabalhando para restaurar a energia para cerca de 70 clientes na área. A Cruz Vermelha americana estará prestando assistência amanhã de manhã, 28 de dezembro, aos residentes que permanecem afetados pela queda de energia.

Esteja ciente de que a Pepper Drive permanecerá fechada entre Topper Lane e North 2nd Street até quarta-feira, 29 de dezembro, pois levará algum tempo para que a Federal Aviation Administration (FAA) e o National Transportation Safety Board (NTSB) processem a cena. Evite a área se puder e planeje-se adequadamente se isso fizer parte do seu trajeto.

Se você tiver fotos ou vídeos do acidente de avião, envie-os para witness@ntsb.gov.

Nossos pensamentos e orações vão para todas as pessoas afetadas pela queda do avião.”

As observações meteorológicas do aeroporto Gillespie Field mostraram que a visibilidade caiu abaixo de 1 milha por volta das 18h50, com tetos de nuvens abaixo de 500 pés. As condições duraram até cerca de 20h, quando a visibilidade voltou a 3 a 5 milhas.

“Quando os bombeiros chegaram ao local, havia chuva significativa e um grande campo de destroços que se estendia por cerca de 60 metros”, disse o chefe do Distrito de Proteção contra Incêndios de Lakeside, Don Butz, à CNN.

Traremos atualizações sobre o acidente caso novas informações relevantes se façam conhecidas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Começam as fases 2 e 3 das obras no Aeroporto de...

0
Com investimentos na casa dos R$ 15 milhões, a previsão para a conclusão das obras é para novembro deste ano, e o processo inclui a