Jato soviético da Cubana chega baixo e quase pousa fora da pista

Um vídeo captou o impressionante pouso de um icônico quadrijato soviético da Cubana de Aviación, que chegou bastante baixo e quase pousou fora da pista.

O avião no momento do pouso, em cena do vídeo apresentado abaixo

O avião em questão é o Ilyushin IL-96-300, modelo de quatro motores e um dos grandes símbolos da indústria aeronáutica soviética, depois russa. Ele é o maior avião de passageiros em produção na Rússia atualmente e também equipa a Força Aérea Vermelha, servindo inclusive ao Presidente Vladimir Putin como jato presidencial.

Poucos países ainda operam este jato, sendo um deles Cuba, que, devido à proximidade histórica com Moscou e sanções impostas pelos EUA, recorre a jatos não ocidentais como os da Ilyushin.

Apesar das restrições de voos para a Rússia por causa da invasão da Ucrânia, o país euro-asiático ainda recebe voos estrangeiros, inclusive saindo da capital cubana, Havana. O IL-96 da Cubana de Aviación de matrícula voou para Voronezh, e depois seguiu para Moscou.

E foi a chegada na cidade russa pouco conhecida do público ocidental que chamou a atenção. A aeronave faz uma aproximação baixa, encostando o trem de pouso nos primeiros metros de pista, quase fora dela, conforme a gravação a seguir:

Segundo as publicações aeronáuticas da Rússia, existe uma obra sendo feita no outro lado da pista, e por causa disso a distância disponível para pouso foi reduzida em 300 metros, sendo o possível motivo dos pilotos da Cubana optarem por chegarem baixo e fazerem um menor uso de pista, tocando o solo assim que possível após o início do sobrevoo da pista.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Passageiro coloca navalha no pescoço de mulher durante voo doméstico nos...

0
Sem motivos aparentes, o passageiro, que portava uma lâmina de barbear, ameaçou uma mulher com o objeto cortante próximo ao seu pescoço.