Jatos A330 evacuam mais de mil pessoas após golpe militar no Níger

Foto – Armée de l’Air et de l’Espace

A França tem usado jatos Airbus A330 para evacuar seus cidadãos e outros civis do Níger, país africano que sofreu um golpe militar. O evento derrubou o presidente eleito Mohamed Bazoum, estabelecendo uma junta militar liderada pelo General Abdourahamane Tchiani. Este é o 4º golpe de estado na ex-colônia francesa desde a sua independência na década de 1960.

Tanto a França como os EUA mantém militares no país para ajudar a combater terroristas islâmicos do ISIS, mas o pessoal civil está sendo todo evacuado e os americanos já falam numa evacuação da sua embaixada em Niamei, capital e maior cidade do pais.

E é dali, a partir do Aeroporto Internacional Diori Hamani, que a França tem usado ao menos 5 jatos A330-200 militares (MRTT) para evacuar seu pessoal, além de cidadãos de países aliados.

Dados divulgados pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores da França apontam que 4 voos já foram feitos, evacuando 992 pessoas, sendo 560 de nacionalidade francesa. Os voos com os A330MRTT tem saído do Aeroporto de Charles de Gaulle em Paris e voado diretamente para Niamei.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias