Jatos Dornier 328 voltam a voar para um dos mais desafiadores aeroportos da Europa

Foto por Björn

A empresa Sun-Air Scandinavian anunciou que retomaria seus serviços comerciais ligando Billund a London City a partir de 5 de setembro com seis voos semanais em jatos Dornier 328. A empresa é a única operadora comercial do modelo na Europa.

“Estamos muito entusiasmados por mais uma vez oferecer a você uma rota direta entre Billund e a cidade de Londres e recebê-lo a bordo”, confirmou a empresa em comunicado. “Estamos muito satisfeitos por estar de volta ao céu em breve com o nosso Dornier 328 Jet pintado nas cores da British Airways”.

Devido a proximidade do aeroporto ao centro de Londres e sua curta pista, o London City é um dos aeroportos mais desafiadores da Europa. Os pilotos são especialmente treinados para os pousos ali.

Aeroporto London City

Breve história da Sun-Air

Fundada em 1978 por Niels Sundberg como uma empresa familiar, está sediada em Billund, e tem como objetivo servir esta região dinamarquesa distante de Copenhague. A empresa tinha Sundberg como comandante e CEO e vários de seus funcionários eram do mesmo círculo familiar.

Ao longo dos anos, o negócio da empresa passou a abranger diversas áreas; voos regulares, oficinas, venda de peças de reposição e voos fretados, bem como venda e locação de aeronaves internacionais. Em 1 de agosto de 1996, a Sun-Air passou a fazer parte da British Airways como parceira estratégica, com o objetivo de ajudar no seu crescimento e na aquisição de aeronaves de maior porte.

Hoje, a empresa é liderada pelo CEO Kristoffer Sundberg e Niels Sundberg em colaboração com o CFO Dennis Bjørn Krog-Meyer. O fundador e proprietário Niels Sundberg continua sendo o principal acionista e presidente do conselho. A aérea possui uma frota de quatorze jatos Dornier 328 com capacidade para 35 passageiros. Sendo a única empresa na Europa a oferecer voos regulares no modelo.

Outra particularidade é que a experiência de voo da companhia é notoriamente distante da British Airways, sendo igual ou superior à primeira classe para voos intereuropeus da companhia britânica. Seus voos incluem um curso completo (jantar, almoço, lanche ou café da manhã) mais um segundo serviço opcional, mantendo o aconchego da família de acordo com seu lema “Menor, mais inteligente e mais sorridente”.

AJUSTAMOS – Trocamos a foto de abertura desta matéria, pois, devido a um erro de legenda no banco de imagens, foi usada originalmente uma foto do turboélice D0-328 ao invés do Jato.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias