Início Empresas Aéreas

JetBlue avisa à Spirit que fusão pode acabar de vez no domingo e ações despencam

O processo de fusão da JetBlue com a Spirit Airlines pode ir por água abaixo no domingo, deixando investidores preocupados.

Fotos por Anna Zvereva e Alan Wilson – Fotomontagem por AEROIN

A empresa aérea americana JetBlue informou hoje à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, que “continua avaliando as opções dentro do acordo de fusão”, mas que fará isto apenas dentro do prazo estipulado por contrato.

A fusão das duas empresas foi desenhada com a JetBlue comprando a totalidade das ações da Spirit, que em contraparte teria uma fração do controle acionário da empresa dos “jatos azuis”.

No entanto, a fusão foi barrada recentemente por um juiz federal, alegando que a união das duas empresas iria favorecer o oligopólio e diminuir o mercado de ultra-baixo-custo, onde a Spirit domina e que atende à uma população com menor poder aquisitivo.

No contrato de fusão já era previsto que caso os termos não sejam completados até o dia 28 de janeiro de 2024, próximo domingo, ambas as partes podem encerrar o contrato de maneira unilateral e sem ônus.

E com a decisão da justiça, a JetBlue pode querer sair deste imbróglio, enquanto a Spirit continuaria em situação financeira delicada. Isto levou à uma desvalorização ainda maior das ações da empresa de ultra-baixo-custo, que já tinha sofrido uma queda de 60% nas ações no dia do julgamento.

A Spirit, por sua vez, informou logo depois à SEC que “não vê motivos para encerramento do contrato, e que cumprirá todas as obrigações previstas e espera que a JetBlue faça o mesmo”.

As duas empresas já tinham afirmado anteriormente que recorreriam da decisão, para muitos analistas é difícil da decisão ser revertida, e mesmo que ocorra, não será um julgamento imediato. Desta maneira as ações da Spirit estão sendo negociadas hoje com uma queda de 16%.

Sair da versão mobile