Início Empresas Aéreas

John Travolta visita nova casa de seu Boeing 707 e voa no Super Constellation

O astro de cinema John Travolta aproveitou sua turnê pela Austrália para fazer uma rápida visita à futura casa do seu Boeing 707-138, doado em novembro a um museu.

John Travolta Visita HARS Museum
John Travolta, durante sua visita ao HARS – Imagem: ABC Illawarra / Justin Huntsdale

A visita surpresa à Sociedade de Restauração de Aeronaves Históricas (HARS) em Albion Park, ao sul de Sydney, ainda levou o entusiasta da aviação a voar no Lockheed Super Constellation restaurado pela sociedade, carinhosamente conhecido como Connie.

Super Contellation HARS Museum
Super Contellation do HARS Museum – Imagem: Andre Engels [CC]

Travolta doou seu Boeing 707, que no passado pertenceu à Qantas, para a HARS, mas a aeronave está atualmente em Brunswick, na Geórgia (EUA), onde está sendo preparada para o voo para sua nova casa no Aeroporto Shellharbour, no início do próximo ano.

Profissionais da HARS, como os engenheiros Frank Bowden e Peter Elliot, acompanham os preparos nos Estados Unidos.

707 John Travolta Engenheiros Frank Bowden e Peter Elliot do HARS
Engenheiros Bowden e Elliot, da HARS, na Geórgia – Imagem: Andy Zakeli / Bandigo Bank

O último boletim informativo da HARS dizia que a lenda do filme conheceu muitos voluntários e visitantes da sociedade e fez uma visita ao museu antes de embarcar no voo no Constellation.

O 707 estava originalmente programado para chegar ao museu na Austrália em novembro, mas foi transferido para um hangar em Brunswick enquanto o trabalho era feito para cumprir uma Diretiva de Aeronavegabilidade relativa aos acessórios de fixação para os quatro motores da aeronave.

A história do 707 de John

O avião, que começou a vida registrado com a matrícula VH-EBM, é o último dos 13 Boeing 707 fabricados especialmente para a Qantas e conhecidos como “hotrods”. O Boeing 707-138 era cerca de 3 metros mais curto que o 707 padrão, para proporcionar melhor desempenho e alcance.

Avião Boeing 707 John Travolta

A aeronave de John Travolta foi entregue à Qantas em 1964 e vendida à Braniff International Airways em 1969. Foi então convertido em um jato VIP em 1973 e teve vários proprietários, incluindo o cantor Frank Sinatra e o bilionário Kirk Kirkorian.

Travolta teve contato com ele durante as filmagens de “Get Shorty”, mas esperou três anos antes de conseguir o preço certo para adquirir o jato em 1998.

John Travolta Boeing 707

Travolta suportou o custo de manutenção da aeronave nos primeiros quatro anos, antes de fechar um acordo com o então executivo-chefe da Qantas, Geoff Dixon, para pintar o avião nas cores da Qantas. O ator se tornou embaixador da companhia aérea, enquanto a Qantas assumiu a manutenção cara da aeronave.

John colocou o avião à venda por vários anos, mas decidiu doá-lo após uma abordagem da HARS.

Levar a aeronave de volta para a Austrália é um exercício caro e qualquer pessoa interessada em apoiar o projeto pode fazer uma doação. O e-mail é HARSInfo@hars.org.au.