Justiça do Trabalho faz visita técnica ao Aeroporto de Guarulhos e debate temas ligados aos aeroviários

Aeroporto Internacional de Guarulhos

No último dia 17, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) realizou uma iniciativa inovadora ao promover uma visita técnica de magistrados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além da visita, um ciclo de palestras foi realizado no fórum trabalhista do município, abordando temas cruciais relacionados à atuação da Justiça do Trabalho nos conflitos aeroviários.

Os painéis destacaram diferentes aspectos do universo dos trabalhadores do setor aéreo. O juiz Fernando Cesar Teixeira França conduziu uma palestra abordando a atuação da Justiça do Trabalho nos conflitos específicos do meio aeroportuário. Em seguida, o advogado Reginaldo Alves de Souza trouxe sua expertise para discutir questões relacionadas à saúde e segurança dos profissionais do setor. O advogado Douglas Sabongi Cavalheiro encerrou o ciclo, explorando temas relevantes como a jornada de trabalho e os dilemas associados à terceirização.

A juíza Carolina Corsini, participante do evento, destacou a importância da iniciativa para os magistrados. Para ela, a oportunidade de vivenciar de perto o ambiente aeroportuário proporcionou novas reflexões sobre o trabalho dos aeroviários e aeronautas. Mesmo lidando frequentemente com casos relacionados ao setor, a juíza ressaltou que a visita aproximou os julgadores de uma realidade que, apesar de aparentemente próxima, ainda era distante. “Com essa capacitação, obtivemos mais qualidade para entregar a prestação jurisdicional àqueles que nos confiam a tarefa de bem examinar e decidir suas demandas“, acrescentou a juíza.

A diretora jurídica do Aeroporto Internacional de Guarulhos, Flávia Soto, elogiou a iniciativa da Justiça do Trabalho em promover esse tipo de interação. Segundo ela, a ação permitiu o compartilhamento de informações sobre projetos, trabalho e objetivos da instituição. “Admirável a iniciativa da Justiça do Trabalho de conhecer na prática o funcionamento e os desafios de tão importante serviço. Conhecimento é o caminho para a melhor prestação jurisdicional“, destacou Flávia Soto.

Informações do TRT-2

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias