Programa para apoiar o crescimento de Organizações de Manutenção na aviação do Brasil é lançado pela ANAC

Imagem: pressmaster, via Depositphotos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa hoje, 24 de novembro, o lançamento do Programa +OM, uma iniciativa inovadora destinada a impulsionar as Organizações de Manutenção sem abrir mão da segurança na aviação.

Segundo a agência reguladora, a ideia do programa é promover o crescimento a partir de ações destinadas a trazer facilidades aos processos e conceder mais autonomia às oficinas.

O +OM estreia trazendo duas importantes ações que prometem movimentar a dinâmica do setor:

– o Sistema Eletrônico para Autorizações de Voo Especiais (eAEV); e

– a Autoinclusão de aeronaves, motores e hélices em Especificações Operativas (EO).

eAEV: simplificando o processo

O eAEV foi cuidadosamente desenvolvido para simplificar o processo de Autorização Especial de Voo, tornando-o mais dinâmico e acessível.

Agora, todas as interações relacionadas às solicitações, desde o cadastro até a emissão de boletos para pagamento de taxas e correções de não conformidades, ocorrerão por meio deste novo sistema.

Autoinclusão na EO

O processo de autoinclusão foi concebido para proporcionar maior autonomia às Organizações de Manutenção (OMs), mantendo o compromisso com a segurança na aviação.

Oficinas que demonstrem capacidade de realizar autoavaliações criteriosas e implementar melhorias poderão incluir aeronaves, motores e hélices em suas Especificações Operativas (EOs) sem a necessidade de autorização prévia da ANAC.

Os procedimentos estão descritos, respectivamente, na IS nº 145-001, revisão F e na IS nº 145-009, revisão D, publicadas hoje no portal da ANAC.

Todas as novidades podem ser acessadas na página principal do Programa +OM no site da ANAC neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias