Kawasaki é a mais nova investidora do projeto da aeronave híbrida elétrica Cassio

Imagem: VoltAero

A fabricante aeronáutica VoltAero informa que a Kawasaki Motors tornou-se o mais novo investidor estratégico, juntando-se ao financiamento Série B para o desenvolvimento, produção e certificação da família de aeronaves híbridas elétricas Cassio.

Este investimento, que foi anunciado antes da abertura da European Business Aviation Convention & Exhibition (EBACE), que acontece de hoje até quinta-feira em Genebra, Suíça, é o mais recente marco do programa Cassio, unindo VoltAero e Kawasaki em uma visão compartilhada para o futuro da aviação elétrica.

A rodada de Série B marca a terceira fase de financiamento da VoltAero, posicionando-a para a industrialização de seu Cassio 330 – o primeiro modelo da família de aeronaves híbridas elétricas da Cassio.

O projeto da fuselagem da VoltAero para a série de aviões Cassio é baseado em uma fuselagem otimizada aerodinamicamente, um canard fixo dianteiro e uma asa traseira com booms duplos que suportam uma cauda horizontal alta.

A fabricante aeronáutica afirma que, ao integrar o sistema de propulsão elétrico-híbrido patenteado da VoltAero na fuselagem projetada especificamente para o projeto, a família de aeronaves Cassio oferecerá uma ordem de grandeza de desempenho superior em comparação com a concorrência atual e proporcionará custos operacionais significativamente mais baixos.

“A experiência em motores da Kawasaki e sua capacidade de inovação trazem uma nova dimensão para a VoltAero enquanto concluímos a definição final de nosso conjunto de potência híbrido elétrico para a família de aeronaves Cassio”, disse Jean Botti, CEO e Diretor de Tecnologia da VoltAero.

Hiroshi Ito, presidente e CEO da Kawasaki Motors Ltd., acrescentou: “Ficamos profundamente impressionados com o design criativo e a tecnologia inovadora da VoltAero na indústria da aviação, bem como seu forte senso de missão para ajudar a criar uma sociedade neutra em carbono e decidimos investir na VoltaAero. Estamos muito satisfeitos em contribuir para o crescimento dos negócios da VoltAero por meio deste investimento.”

No conceito patenteado de propulsão da VoltAero, a aeronave Cassio utilizará motores elétricos no sistema de propulsão montado na traseira da fuselagem para energia totalmente elétrica durante táxi, decolagem, voo primário (se a distância percorrida for inferior a 150 km) e pouso. A característica híbrida – com motor de combustão interna – entra em ação como um extensor de alcance, recarregando as baterias durante o voo.

Além disso, esse elemento híbrido serve como backup em caso de problema com a propulsão elétrica, garantindo funcionalidade redundante para o caso de falhas.

Os aviões Cassio de produção serão construídos em três versões, cada uma compartilhando um alto grau de modularidade e comunalidade. A família fornecerá uma linha de produtos para operadores comerciais regionais, empresas de táxi aéreo/charter, proprietários privados, bem como em serviço de categoria de utilidade para aplicações de carga, entrega postal e evacuação médica (Medevac).

O primeiro a entrar em serviço é o Cassio 330, com cinco assentos e movido pelo sistema de propulsão elétrico-híbrido de 330 quilowatts. O Cassio 480 de seis lugares terá uma potência de propulsão elétrica híbrida de 480 quilowatts, enquanto o Cassio 600 é dimensionado para uma capacidade de 12 lugares com potência de propulsão elétrica híbrida de 600 quilowatts.

A VoltAero está sediada no Aérodrome de Royan-Médis, no sudoeste da França, e sua aeronave Cassio passará pela montagem final em uma instalação especialmente construída no Aeroporto Rochefort Charente-Maritime, na região francesa de Nouvelle-Aquitaine.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias