Testes com inteligência artificial estão sendo feitos no avião híbrido-elétrico Cassio

Plataforma de testes Cassio 1 – Imagem: VoltAero

Farnborough – A Thales e a VoltAero anunciaram nesta terça-feira, 19 de julho, uma cooperação para buscar soluções inovadoras de coleta de dados aéreos e computação que prometem melhorias significativas para a autonomia, sustentabilidade e operabilidade da família de aeronaves híbridas-elétricas Cassio da VoltAero.

O sistema FlytLink Edge Computing da Thales permite o processamento em tempo real de imagens de câmeras de bordo com inteligência artificial que suporta funções como detecção de obstáculos e tráfego aéreo.

A validação inicial de tais tecnologias está em andamento usando a aeronave de teste Cassio 1 da VoltAero.

A Thales instalou um demonstrador de seu sistema FlytLink Edge Computing no Cassio 1. Este computador ultracompacto, conectado nativamente à nuvem, permite a coleta e transmissão em tempo real de dados de sensores e aviônicos de bordo, juntamente com o processamento de dados em voo ou em terra, utilizando algoritmos de última geração, bem como o alojamento de aplicações que facilitam as tarefas de pilotagem.

Potenciais usos futuros das soluções FlytLink Edge Computing da Thales nas versões de produção da família de aeronaves híbridas elétricas Cassio incluem a otimização do planejamento de rotas para operações de voo que são ainda mais eficientes e ecológicas.

“O desenvolvimento de soluções inovadoras para a mobilidade aérea regional e urbana precisa se basear no melhor know-how da aviônica, melhorando ainda mais a segurança dessas novas aeronaves e oferecendo soluções inovadoras baseadas nas tecnologias mais avançadas”, disse Marc Duval-Destin, vice-presidente de Estratégia, Produto e Inovação das atividades de aviônicos de voo da Thales. “É exatamente isso que estamos implementando com a VoltAero – começando no Cassio 1 – para testar e desenvolver soluções que farão a diferença para o transporte aéreo de amanhã.”

A VoltAero está desenvolvendo uma família de aeronaves híbridas-elétricas baseadas no conjunto de potência híbrido-elétrico da própria empresa. Sua plataforma de testes Cassio 1 passou por extensas avaliações aéreas desde 2020 com o conjunto de potência de 600 quilowatts da VoltAero, registrando cerca de 10.000 quilômetros em voos na França e no Reino Unido.

Concepção gráfica do Cassio 480 – Imagem: VoltAero

A Thales é líder global em tecnologias avançadas, investindo em inovações digitais e “deep tech” – conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e computação quântica – para construir um futuro confiante crucial para o desenvolvimento da sociedade.

Informações da VoltAero

Para mais informações da cobertura do AEROIN direto de Farnborough 2022, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias