A KLM planeja alugar oito aeronaves na próxima temporada de verão para compensar a capacidade de sua frota e, ao mesmo tempo, aumentar a frequência de seus voos. A companhia aérea holandesa fechou acordos com três empresas aéreas estrangeiras: Eastern Airways, Privilege Style e German Airways.
A KLM enfrenta uma escassez de técnicos de aeronaves e pilotos, além de “problemas persistentes na cadeia de abastecimento global”, o que a impede de utilizar plenamente a capacidade de sua frota desde o fim da crise do coronavírus. Além disso, problemas de motor com os novos Embraer E195-E2s da regional KLM Cityhopper também afetavam a companhia no ano passado, mas já foram resolvidos.
Por conta deste déficit de capacidade, a KLM aluga aeronaves da German Airways desde 2022. Durante este inverno, diversos Embraer E190 da companhia alemã estão voando para a KLM, especialmente nas rotas da Cityhopper para Alemanha, Reino Unido e Luxemburgo. Além disso, a subsidiária Transavia emprestou um Boeing 737-700 para a empresa-mãe.
Para a próxima temporada de verão, a KLM buscou o auxílio de um total de três partes externas. Não apenas o contrato com a German Airways foi renovado, mas a companhia também alugou aeronaves da Eastern Airways, do Reino Unido, e da Privilege Style, da Espanha. “Desta forma, podemos compensar a menor capacidade de nossa frota”, disse uma porta-voz.
Tanto a German Airways quanto a Privilege Style já são parceiras anteriores da KLM. Os espanhóis alugaram um Airbus A321 para a companhia holandesa no verão passado. Já a Eastern Airways é uma nova parceira, e voará com os jatos Embraer de Schiphol para vários destinos no Reino Unido.
Como reportou o Luchtvaartniews, essas são locações de tipo “wet lease”, onde as aeronaves são alugadas incluindo tripulação, seguro e manutenção.