Lançada pela Embraer a nova geração do sistema AHEAD para os segmentos de aviação comercial e executiva

E195-E2 – Imagem: Embraer

Paris Air Show 2023 – A divisão de Serviços & Suporte da Embraer lançou hoje, direto do Paris Air Show, em Le Bourget, na França, a nova geração do sistema AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis, ou Análise e Diagnóstico da Saúde da Aeronave).

O sistema ajuda companhias aéreas e clientes a implementar a manutenção preditiva digital em suas frotas de E-Jets ou jatos executivos da Embraer, utilizando dados para identificar e prever possíveis problemas antes que se tornem críticos.

O AHEAD integra e analisa tendências de vários sistemas, como parâmetros do motor, pneumáticos, hidráulicos, trem de pouso, navegação e instrumentos. O monitoramento pode detectar anomalias e identificar padrões que indicam possíveis problemas e degradação dos sistemas, definindo oportunidades de ação preventiva.

A nova versão do sistema foi desenvolvida com base na experiência de 20 anos da Embraer Serviços & Suporte em análise de dados de manutenção preditiva dos E-Jets. Esse conhecimento sólido possibilitou a integração de 12 tendências de confiabilidade de sistemas de aeronaves para detecção precoce de: degradação no E2; recursos preditivos aliados a Machine Learning; e aprimoramento da solução de problemas para ocorrências do tipo “Flight Control No Dispatch”.

Segundo Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte, com o planejamento antecipado do AHEAD, cada operador pode evitar manutenções desnecessárias e reduzir o tempo que as aeronaves passam no solo. “Isso ajuda nossos clientes a otimizar seus recursos e melhorar a eficiência operacional”, conclui Bordais.

Em breve, a Embraer Serviços & Suporte lançará uma nova atualização, contendo mais tendências de confiabilidade e recomendações de manutenção personalizadas em tempo real. Atualmente, mais de 1.250 aeronaves comerciais e executivas da Embraer utilizam o AHEAD em todo o mundo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias