Lançado o edital de obras do Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, no litoral paulista

Imagem: Prefeitura do Guarujá

A Prefeitura do Guarujá, no litoral de São Paulo, informou nesta semana que deu um importante passo que tornará realidade o tão sonhado Aeroporto Civil Metropolitano.

Na última sexta-feira, 30 de junho, a Prefeitura fez o lançamento do edital das obras de infraestrutura da primeira fase do equipamento. O prefeito assinou o documento na Base Aérea, em cerimônia para comemorar o aniversário de 89 anos de emancipação político-administrativa de Guarujá.

O edital compreende pista e cercamento do Aeródromo e foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira, 4 de julho.

O evento contou com as participações do tenente coronel da Base Aérea, Geancarlo Jandre; da superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Adriana Lopes; e de demais autoridades. Na ocasião, um vídeo institucional com as instalações do projeto do Aeroporto em 3D foi apresentado.

Segundo a Prefeitura, o equipamento vai funcionar na Base Aérea, no Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho, e representa a mola propulsora de todo o desenvolvimento regional.

“Trabalhamos incansavelmente para celebrarmos, hoje, essa conquista, para que o Aeroporto possa de fato decolar. Além da geração de empregos, o equipamento representa um importante avanço para Cidade e Região”, destacou o prefeito.

Obras de infraestrutura

As obras tratarão do reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal, entre outras.

Avaliadas em R$ 21.331.986,82, as obras são custeadas com verbas federais. Parte deste montante, R$ 8.140.004,09, depende de um termo de aditamento a ser providenciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Posteriormente, a Prefeitura lançará um edital separado para as obras do terminal de passageiros. Após isso, será submetido à análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

Com as obras de infraestrutura e do terminal, conclui-se a implantação da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, a qual permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias