Lançado o novo projeto que prolonga a vida útil das aeronaves Dash 8-100

Por meio de comunicado, a De Havilland Canada anunciou a assinatura de um acordo com a Widerøe, principal companhia aérea regional da Noruega, a partir do qual a operadora irá incorporar o Extended Service Program PLUS (ESP PLUS) da fabricante canadense. Widerøe é o cliente de lançamento do programa. 

O projeto dobrará a vida útil de suas aeronaves Dash 8-100, reporta o site parceiro Aviacionline. Assim, estarão habilitados a operar 160.000 ciclos de voo. O acordo cobre 10 aeronaves e inclui uma opção para mais dez. O modelo já havia aumentado sua vida útil, graças ao ESP, passou de 80.000 ciclos para os atuais 120.000.

Os Dash 8 foram introduzidos no mercado em 1984. Desde então, eles desfrutam de uma reputação de turboélices robustos e confiáveis. Seu bom desempenho em pistas curtas ou mal preparadas o tornaram uma opção atraente para as companhias aéreas regionais que operam voos de curta distância. Nesse sentido, foi uma grande ajuda para conectar comunidades remotas.

Os desenvolvimentos e atualizações posteriores tornaram-no um modelo cada vez mais eficiente e rentável para a operação comercial. Além disso, a sua flexibilidade deu origem à sua adaptação a outras funções. Hoje, os Dash 8 são utilizados em operações de carga, evacuações médicas, calibração de aerovias e auxílios à navegação, patrulha marítima e combate aéreo a incêndios, entre outros.

O programa ESP PLUS é o resultado de várias análises estruturais e de engenharia usando dados de serviço e fadiga da aeronave obtidos por meio do programa ESP atual. A Widerøe incorporará o Boletim de Serviço e o Suplemento do Programa de Manutenção do fabricante para substituir o sistema e os componentes estruturais conforme indicado no documento. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sindicato dos Aeronautas se reúne com ministro de Portos e Aeroportos...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado pelo presidente, Henrique Hacklaender, e pelo secretário-geral, Clauver Castilho