Lançamento de míssil balístico na Coreia gera paralisação de voos nos Estados Unidos

Uma paralisação das operações aéreas nos EUA é algo que não se vê todos os dias, mas aconteceu hoje (11) por um motivo alarmante.

Foto: Aeroporto de Orlando

O lançamento de um novo míssil balístico pela Coreia do Norte gerou um alerta nas autoridades americanas, que acabaram por paralisar os voos em parte do país. A paralisação durou em torno de 7 minutos e afetou aeroportos da costa oeste, englobando os estados do Alaska, Califórnia, Oregon e Washington, que são os únicos (além do Havaí) que têm acesso ao Oceano Pacífico.

Segundo a CNN, a ordem veio da FAA (Agência de Aviação dos EUA) após um alerta da NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte), que detectou o lançamento do míssil abaixo, que saiu da Coreia do Norte e acabou caindo no Mar do Japão.

A FAA confirmou a paralisação e falou que ela foi realizada “por medida de segurança”, sem dar detalhes. Já a NORAD informou que não emitiu nenhum alerta, mas diversos oficiais confirmaram à CNN e outros jornais que a parada foi por causa do lançamento, que é o segundo em uma semana, aumentando a tensão entre os EUA e Coreia do Norte.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

A empresa mais pontual da Europa em maio, segundo a Cirium,...

0
A conquista ocorre mesmo em um cenário de forte aumento no volume de voos, com muitos aeroportos na Europa enfrentando enormes atrasos.