Como mostrado mais cedo pelo AEROIN, o Grupo LATAM divulgou na última semana seus dados operacionais de setembro de 2023, e hoje, 16 de outubro, a LATAM Brasil destaca os números referentes ao mercado brasileiro.
Em voos domésticos no Brasil entre janeiro e setembro deste ano, foram 24,3 milhões de passageiros transportados, um volume 18% superior ao registrado nos primeiros nove meses de 2022, quando a companhia alcançou a marca de 20,6 milhões de passageiros.
Ao todo, a LATAM inaugurou 11 novos destinos no Brasil desde 2021, o que colabora para o crescimento contínuo de demanda.
“Queremos que cada vez mais brasileiros possam voar de avião. Por isso, temos realizado investimentos sustentáveis e estratégicos em nossa operação, buscando sempre crescer onde há demanda potencial”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
De janeiro a setembro deste ano, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 12,7% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK (passageiros pagantes vezes quilômetros voados) e ampliou em 12,3% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK (assentos disponibilizados vezes quilômetros voados) na comparação com o mesmo período de 2022.
Os 11 novos destinos iniciados pela companhia no Brasil desde 2021 foram: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS).
Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer no site da LATAM passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.
No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior (diretamente ou através de conexões). Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima).
Ainda neste ano, vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).