Companhia venezuelana recebe assistência russa para implementar sistema de venda de passagens

A companhia aérea venezuelana Conviasa iniciou um programa de treinamento em conjunto com a estatal Rostec da Rússia para a implementação do sistema de reservas Leonardo PSS, desenvolvido em colaboração entre a Rostec e a empresa Sirena-Travel, informou o Aviacionline.

A Venezuela é o primeiro país da América Latina a adotar o sistema Leonardo. O treinamento, que começou no dia 11 de outubro na capital venezuelana, vai até o dia 29 de outubro, período durante o qual especialistas estrangeiros receberão instruções e consultas essenciais, além de conhecerem a experiência de implementação do Leonardo nas companhias aéreas russas.

Este processo de formação incluirá visitas às principais agências de viagens russas, onde será demonstrado o funcionamento do sistema em ambiente real.

Representantes da Conviasa, juntamente com as equipes da RT-Project Technologies, RT-Transkom (ambas subsidiárias da Rostec) e Sirena Travel, participaram de apresentações detalhadas sobre as capacidades do sistema Leonardo, incluindo venda de passagens no site da transportadora, check-in de passageiros para voos e módulos específicos para agências de viagens.

Mais de 150 representantes da companhia aérea venezuelana e de agências de viagens participaram da apresentação, onde o Diretor de Tecnologia da Informação da Conviasa elogiou o produto digital russo.

O contrato para implantação deste sistema na companhia aérea venezuelana foi assinado em abril de 2023: segundo Alexander Nazarov, vice-diretor da Rostec, o Leonardo permitirá à Conviasa expandir seus negócios em outros países do continente.

Segundo a Rostec, o sistema oferece um elevado nível de segurança para os dados pessoais dos passageiros e é resistente a ataques cibernéticos, o que irá melhorar a segurança dos voos e “reduzir a ameaça de desconexão dos sistemas de reservas por parte de estados hostis”.

A Conviasa mantém uma conexão regular entre Caracas e Moscou/Vnukovo, e é uma das três companhias aéreas que conectam a capital russa com a América Latina e o Caribe, junto com a Aeroflot e a Nordwind.

Com voos quinzenais de Caracas para Havana – Moscou, e um voo semanal entre Caracas, Porlamar e Moscou, a Conviasa procura reforçar a sua presença no mercado internacional, e o sistema Leonardo surge como uma ferramenta fundamental para atingir este objetivo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias