LATAM confirma estudos para voos transatlânticos com o Airbus A321XLR

Divulgação – Airbus

A LATAM já tem grandes planos para a sua aeronave mais longa de um corredor, na variante de alcance extralongo, o Airbus A321 XLR. Nestas aeronaves uma parte do espaço para bagagem é sacrificada para dar espaço para mais tanques de combustível, aumentando o alcance consideravelmente.

Assim, o plano da LATAM, que tem algumas unidades do XLR encomendadas, pode incluir utilizá-las exatamente em rotas mais longas, concorrendo com a TAP, que hoje voa para cidades do nordeste brasileiro a partir de Lisboa com o A321LR.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, Aline Mafra, Diretora de Vendas e Marketing da LATAM, confirmou como a empresa poderia utilizar o A321 XLR numa rota transatlântica.

“Hoje, fazer voos do nordeste para a Europa é um desafio para nós porque nenhum dos dois lados é um grande hub LATAM. Então a relação custo/faturamento é um desafio, e o widebody (como o Boeing 767 ou 787), que é o que nós temos hoje, possui operação cara. Assim, precisaríamos de um avião muito eficiente, como o A321XLR que receberemos em alguns anos”, afirmou a executiva.

Atualmente, os jatos A321LR da TAP são configurados para 171 passageiros, bem menos que os 298 que o avião maior da companhia, o A330neo, leva, e também consideravelmente menos que o A321 costuma levar que é em torno de 210 passageiros.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias