Lilium firma acordo para vender 100 jatinhos elétricos eVTOL para empresa de serviços premium na China

Concepção gráfica do jato elétrico eVTOL da Lilium – Imagem: Lilium

Paris Air Show 2023 – A alemã Lilium, desenvolvedora do primeiro jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou um acordo para uma grande venda de seus equipamentos para a Shenzhen Eastern General Aviation (Heli-Eastern), uma importante operadora de aviação geral de baixa altitude e fornecedora de serviços de helicópteros na Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, na China.

Sob o acordo, a Heli-Eastern, que opera na área da Grande Baía, no delta do rio Yangtze e nas áreas de Pequim-Tianjin-Hebei, pretende encomendar 100 jatos Lilium.

Além disso, o acordo contempla que a Heli-Eastern fará parceria com a Lilium para identificar potenciais locais e parceiros para os vertiportos da Lilium e outras infraestruturas terrestres. Após a certificação de tipo do Lilium Jet, a Heli-Eastern operará a aeronave na região e fornecerá serviços de tripulação e manutenção.

A notícia acompanhou o anúncio da Lilium sobre a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) com o distrito de Bao’an do município de Shenzhen, para a abertura de uma sede regional da Lilium para representar a empresa na China e na região da Ásia-Pacífico, para vendas, serviços e suporte da Lilium Jet.

O CEO da Lilium, Klaus Roewe, comentou: “Estamos entusiasmados com a expansão da Lilium na China com parceiros locais tão bem estabelecidos como a Heli-Eastern. Vemos um potencial significativo para a rede eVTOL da Lilium na área da Grande Baía, tanto para alcançar este importante mercado premium, quanto para oferecer os benefícios sustentáveis e economizadores de tempo do Lilium Jet para o maior número possível de pessoas.”

Zhao Qi, presidente da Heli-Eastern disse: “Ao fazer parceria com a Lilium, estamos trazendo o futuro da mobilidade aérea sustentável para a China. Com o design de cabine premium da Lilium e a inovadora tecnologia de jato elétrico, nossos clientes podem viajar de forma rápida e sustentável por toda a área da Grande Baía e além”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Projeto em análise na Câmara regulamenta desconto sobre alíquota paga por...

0
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 43/24 regulamenta o regime diferenciado das operações com combustíveis (fósseis e renováveis) e