Lula questiona aéreas sobre o por quê delas não terem aviões regionais e do preço alto de passagens

Foto – DepositPhotos

O Presidente Lula informou que irá conversar com as companhias aéreas brasileiras sobre por que elas não tem aviões regionais e porquê o preço das passagens está alto. A informação foi dada pelo próprio Presidente em seu Twitter oficial, logo após comentar ontem que precisava baratear o preço da passagem aérea.

Lula disse que “nós vamos chamar as empresas de aviação para conversar sobre o por quê não temos aviões regionais e o preço alto das passagens. Queremos discutir com muita seriedade e normalizar o fluxo de viagens entre nossas regiões”.

O principal entrave para a operação de aviões regionais no Brasil é o alto custo de operação por assento, por se tratarem de aeronaves menores que, por consequência, operam em regiões menos ricas, onde se tem uma dificuldade maior para chegar a uma demanda que cubra o custo operacional.

Em entrevista a rádios da Amazônia, Lula afirmou que o querosene de aviação caiu 32%, mas as passagens não seguiram a mesma tendência: “Muitas vezes, é mais barato viajar de Brasília a Miami ou de São Paulo a Miami do que viajar de um Estado brasileiro para outro Estado”.

Isto, principalmente, ocorre devido a acordos internacionais, que exigem uma isenção de impostos nos combustíveis para voos para fora do país, reduzindo consideravelmente o custo da passagem internacional, enquanto em voos domésticos a tributação é alta.

Já o programa Voa Brasil que pretende oferecer passagens de R$200 para ocupar assentos vazios nos voos, está programado para começar a valer neste mês, mas até hoje nenhum detalhe específico foi divulgado.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias