Maior avião da FAB está prestes a decolar para o Egito e repatriar brasileiros da Faixa de Gaza

Aeronave KC-30 – Imagem: Força Aérea Brasileira

Uma aeronave KC-30 (Airbus A330-200), encontra-se aguardando autorização para decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, em uma missão de repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza. De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o avião só partirá em direção ao Egito quando os brasileiros receberem permissão para atravessar a fronteira em Rafah.

Segundo a Agência Brasil, a expectativa é que, após a obtenção do sinal verde, o KC-30 inicie sua jornada em direção ao Aeroporto Internacional do Cairo, em uma viagem estimada em 15 horas. Até o momento, a FAB não divulgou o número exato de pessoas que serão repatriadas nessa operação.

Além do transporte de cidadãos brasileiros, a aeronave também carrega aproximadamente 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo governo brasileiro como assistência humanitária.

O primeiro voo de retorno de brasileiros provenientes de Gaza chegou ao Brasil em 15 de novembro, mais de um mês após o início dos ataques israelenses ao território palestino. A demora foi atribuída à espera pela autorização de saída no posto de fronteira de Rafah, que liga Gaza ao Egito.

Nessa primeira operação, 32 brasileiros foram trazidos de volta ao país, de acordo com informações fornecidas pela FAB. Outro voo de repatriação transportou 32 brasileiros que estavam na Cisjordânia, outro território palestino.

Antes dessas missões específicas na região, foram realizados oito voos de repatriação que trouxeram de volta ao Brasil 1.413 brasileiros que estavam em Israel.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias