Maior feira de aviação do mundo proíbe a participação de empresas russas

Foto de MilborneOne, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Os organizadores do Farnborough Airshow anunciaram que vão proibir a participação de empresas russas, juntando-se assim aos vários festivais e organizações que suspenderam qualquer presença do país eurasiano após a invasão da Ucrânia, reporta o site parceiro Aviacionline.

O show aéreo acontecerá entre 18 e 22 de julho de 2022. Isso significa que nenhuma aeronave, empresa aeroespacial ou outro participante da Rússia poderá expor seus produtos.

“Após os eventos em andamento que ocorrem na Europa Oriental, tomamos a decisão de suspender a participação russa no Farnborough International Air Show 2022”, anunciaram os organizadores em comunicado. “Nossos corações estão com o povo da Ucrânia e todos os afetados pela situação atual. Continuamos a esperar por uma resolução oportuna”, acrescentaram.

Não é a primeira vez que Farnborough toma uma decisão semelhante. Em 2018, as empresas russas foram proibidas de exibir aeronaves militares. A medida ocorreu depois que a União Europeia impôs um embargo às importações de armas da Rússia, após uma agressão em 2014 na região ucraniana de Donetsk, Crimeia e Lubansk.

O Air Show daquele ano permitiu apenas a exibição da aviação comercial russa, como Sukhoi Civil Aircraft (SCA), Irkut e Tupolev.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião clonado faz pouso em fazenda de Minas Gerais e piloto...

0
Nesta quarta-feira um avião Cessna P210 fez um pouso numa fazenda no Centro-Oeste de Minas Gerais, mas o piloto não foi encontrado.