Mais de 3 mil armas foram interceptadas em aeroportos dos EUA no 1º semestre desse ano

Imagem ilustrativa – American Gun Association

A Administração de Segurança de Transporte (TSA) interceptou 3.251 armas de fogo em postos de controle de segurança de aeroportos nos Estados Unidos durante o primeiro semestre de 2023.

Este número alarmante representa uma média diária de 18 armas de fogo descobertas, mais de 92% das quais carregadas. Isso mostra um aumento em relação ao mesmo período de 2022, quando foram interceptadas 3.053 armas de fogo, das quais 86% estavam carregadas, segundo informa o Aviacionline.

Apesar de um aumento de 6% nas apreensões de armas de fogo no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, o volume de passageiros nos postos de controle aumentou 15%. Portanto, a taxa de armas de fogo trazidas para os postos de controle do aeroporto diminuiu em 2023.

Em 30 de junho de 2023, o TSA interceptou aproximadamente oito armas de fogo por milhão de passageiros. Em contraste, durante o primeiro semestre de 2022, o TSA impediu 8,5 armas de fogo por milhão de passageiros.

Somente nos primeiros cinco dias de julho, os oficiais da TSA interditaram mais 90 armas de fogo, elevando o total do ano para 3.341 até 5 de julho. Especialistas preveem que o recorde de 6.542 armas de fogo interceptadas em 2022 será superado este ano.

David Pekoske, administrador da TSA, enfatizou os riscos associados aos passageiros que levam armas de fogo aos postos de controle de segurança, bem como a importância de aderir aos regulamentos. “Passageiros que trazem arma de fogo para o controle de segurança representam um risco à segurança e há consequências por fazê-lo”, afirmou. Ele também elogiou os oficiais de segurança de transporte da TSA por seu compromisso com a segurança do transporte.

Os passageiros que planejam viajar com armas de fogo devem embalá-las adequadamente na bagagem despachada e declará-las no balcão de check-in da companhia aérea. As companhias aéreas também podem ter regulamentos adicionais para viajar com armas de fogo e munições, portanto, os viajantes devem entrar em contato com a companhia aérea para obter as políticas exatas de transporte antes de chegar ao aeroporto. Armas de fogo e munições são estritamente proibidas nos postos de controle de segurança da TSA.

As penalidades por não seguir essas diretrizes podem ser severas. Se uma arma de fogo for encontrada em um posto de controle de segurança da TSA, a polícia local será chamada para inspecionar o conteúdo da bagagem de mão, descarregar e tomar posse da arma de fogo com segurança e processar o passageiro de acordo com as leis locais sobre armas de fogo.

A TSA pode impor uma penalidade civil de até US$ 14.950, remover a elegibilidade para o TSA PreCheck® por cinco anos e pode exigir uma verificação de segurança mais intensiva. Dependendo das leis locais sobre armas de fogo, alguns passageiros podem ser presos ou citados.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias