Mais de 40 passageiros acabam retirados de voo após overbooking recorde nos EUA

Divulgação – Delta Air Lines

A Delta Air Lines foi forçada a “desembarcar” cerca de 42 passageiros em um recente voo de Los Angeles para Tóquio, após todos os passageiros comparecerem a tempo para o que acredita-se ter sido um voo massivamente superlotado, resultado da venda de mais assentos do que o avião possui, ou o chamado “overbooking”.

Os agentes de portão estavam supostamente pedindo aos passageiros para renunciarem a seus lugares no voo por $1.500 e garantindo um assento no próximo voo direto para Tóquio, programado para partir 24 horas depois.

O usuário do Reddit, @Prior_Glass_2568, postou que um passageiro do voo 7 da Delta estava empolgado para partir para Tóquio, mas enfrentou um possível atraso enquanto esperava por passageiros para desistirem de seus assentos.

A quantidade máxima de compensação que a Delta teria oferecido publicamente foi de $1.550, mas a companhia aérea baseada em Atlanta é conhecida por já ter oferecido até $10.000 por passageiro que desistir do voo. Na verdade, é do interesse da Delta oferecer mais em compensação, em vez de relatar números mais altos de embarques negados involuntariamente ao Departamento de Transporte.

Superlotar voos é uma prática padrão em toda a indústria da aviação. A equipe de gestão de receitas da companhia aérea tenta adivinhar, com base em modelos estatísticos e dados históricos, quantas pessoas não farão seu voo e, em seguida, vende esse número de assentos acima do que está realmente disponível a bordo.

Este sistema, embora desconhecido por muitos passageiros, funciona surpreendentemente bem na grande maioria das vezes, mas não é infalível e, por vezes, todos os passageiros de um voo superlotado aparecem.

A Delta tem experimentado o quanto pode superlotar seus voos, com o CEO Ed Bastian recentemente se gabando a investidores que a companhia aérea planejava superlotar alguns voos em até 5%.

A aposta nem sempre dá certo, e entre janeiro e setembro de 2023, a Delta teve que pagar compensação a mais de 123.000 passageiros que foram “desembarcados” de voos superlotados.

Na grande maioria dos casos, a Delta consegue convencer bastante os passageiros a pegar voluntariamente um voo posterior. De fato, de acordo com dados da DOT, nos primeiros nove meses de 2023, apenas três pessoas foram “desembarcadas” involuntariamente dos voos da Delta.

Over booked by 42 seats!!!
byu/Prior_Glass_2568 indelta
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias