Mais um Boeing 737 amarelo da Gol está pronto, e ele é especial para a Boeing e a AerCap

Imagem: Boeing

A Boeing anunciou hoje, 27 de setembro, a entrega de mais um avião convertido a cargueiro para a empresa de arrendamento de aeronaves AerCap, e este exemplar representa um marco especial para a fabricante norte-americana e a empresa.

Trata-se do 100º avião BCF (Boeing Converted Freighter, ou cargueiro convertido Boeing) contratado para a maior arrendadora do mundo, a AerCap. Este 737-800BCF foi convertido na Boeing Shanghai Aviation Services (BSAS), na China, sede da primeira linha de conversão do modelo.

A AerCap Cargo arrendou esta aeronave para a GOL Linhas Aéreas, como parte da estratégia de crescimento e solução logística da GOLLOG, unidade de negócios de logística da companhia. A GOL vai operar o cargueiro para a empresa de comércio eletrônico latino-americana Mercado Livre.

Rich Greener, chefe da AerCap Cargo, disse: “Desde o lançamento do programa 737-800BCF com a Boeing em 2016, o mercado de e-commerce cresceu a um ritmo fenomenal com o aumento da demanda dos negócios de varejo de e-commerce. Graças à sua versatilidade e confiabilidade, o 737-800BCF está se tornando o cavalo de batalha para transporte aéreo expresso e redes de comércio eletrônico.”

Em 2016, a AerCap Cargo foi o cliente de lançamento do programa 737-800BCF da Boeing. Hoje, a AerCap Cargo possui a maior frota de 737-800BCF, com 65 pedidos firmes e nove opções.

Com até 20% menos consumo de combustível e emissões de CO2 por tonelada do que os modelos que substitui, a frota em serviço do 737-800BCF já registrou mais de 70.000 voos, com utilização média de 7 horas por dia, mais que o dobro da utilização típica de cargueiros de geração mais antiga na mesma categoria de tamanho.

O 737-800BCF é líder de mercado com mais de 250 pedidos e compromissos de mais de 20 clientes.

A GOL Linhas Aéreas anunciou no início deste ano que converteria 6 de seus aviões 737-800 de passageiros em cargueiros para atender ao acordo assinado com o Mercado Livre.

Os primeiros jatos estão sendo convertidos na China, mas existem pessoas da GOL acompanhando o processo para aprender e replicá-lo no Brasil. A GOL informou que parte do trabalho será feito pela Aerotech, sua divisão de manutenção, que é sediada nos hangares da companhia no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

A GOL espera três unidades prontas para operação ainda neste ano e, posteriormente, será a primeira empresa aérea do hemisfério sul a converter aviões no padrão BCF.

Não há informações oficiais sobre a data de translado deste avião ao Brasil, mas, diante do anúncio da entrega, o movimento deve ocorrer em breve.

Com informações da Boeing e da Gol

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias