Início Aviação Militar

Mais uma aeronave Pampa III nova foi entregue pela FAdeA à Força Aérea Argentina, além de outra modernizada

Imagem: Divulgação FAdeA

A Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) informou a entrega, na semana passada, à Força Aérea Argentina, de duas aeronaves IA 63 Pampa III – Block II e o primeiro conjunto de pilones nacionalizados na FAdeA.

Ambas as aeronaves, uma de produção e a outra totalmente modernizada nas instalações em Córdoba após mais de 15 anos fora de serviço, decolaram da FAdeA para integrar a X Brigada em Rio Gallegos e fortalecer a proteção nas fronteiras.

As aeronaves foram entregues na configuração Block II, uma atualização tecnológica de ponta, que inclui software de treinamento virtual e um sistema de comunicação que aumenta sua versatilidade como aeronave de ataque leve e treinamento avançado. Isso garante que os pilotos recebam treinamento de última geração que os prepara para integrar a frota de aeronaves F16 que em breve será incorporada à Força Aérea Argentina.

Ao mesmo tempo, a entrega do primeiro conjunto de pilones nacionalizados pela FAdeA permitiu o desenvolvimento de uma nova capacidade que permitirá a incorporação deste sistema produzido nacionalmente a todas as aeronaves Pampa, para que possam ser equipadas com armamentos.

Durante a cerimônia de entrega, o presidente da FAdeA, Fernando Sibilla, afirmou o compromisso da empresa com o aprimoramento das Forças Armadas do país e acrescentou que “a atual gestão da FAdeA está trabalhando arduamente para gerar as condições operativas e estratégicas que garantirão a autonomia competitiva da empresa de forma irreversível, por isso foi implementado um plano de eficiência operativa que já está dando frutos, prova disso é a finalização e entrega desses produtos”.

E acrescentou: “com o objetivo de fortalecer a matriz produtiva do setor aeroespacial, estão sendo realizadas ações para obter novos negócios com novos clientes e alcançar a sustentabilidade da empresa”.

Após a cerimônia, as autoridades visitaram as áreas de manutenção do Hércules C130 e foram informadas sobre as tarefas realizadas nas aeronaves Pampa, a fabricação de conjuntos para aeronaves Embraer C-390, atividades de manutenção de motores e componentes rotativos para a Força Aérea Argentina e atividades de pintura de grandes aeronaves atualmente em andamento para a Aerolíneas Argentinas.

Informações da FAdeA