Mecânicos descobrem pino esquecido que impede escorregador do Airbus A220 de funcionar

Um pino de segurança esquecido dentro do Airbus A220 pode impedir a evacuação da aeronave em caso de emergência. O erro de segurança veio de fábrica e foi descoberto por mecânicos, que ao inspecionarem um Airbus A220 (de operador não revelado) notaram que tinha um pino a mais do que deveria.

Foi constatado então que este pino veio da fábrica e não foi colocado após a entrega da aeronave. Este pino prende o mecanismo de acionamento da escorregadeira de emergência, que é um colchão inflável que fica nas portas e saídas de emergência das aeronaves e serve tanto para os passageiros evacuarem o avião escorregando ou como bote salva vidas em caso de pouso na água.

Esta não é a primeira vez que um pino é esquecido no A220. Em 2022, um outro pino que impede que o colchão seja inflado, foi encontrado no jato e uma ordem corretiva precisou ser emitida.

Os pinos normalmente são colocados durante a fabricação da aeronave devido à movimentação de pessoas e peças, evitando um acionamento indesejado da escorregadeira. Só que eles devem ser removidos antes da entrega para o operador.

Uma ação corretiva foi emitida pela Transport Canada e retificada pela europeia EASA, e afeta tanto o modelo A220-100 como o maior A220-300.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias