Mesmo em meio às sanções, Aeroflot dá um “jeitinho” para receber dois aviões Boeing 737-900

Foto por huettenhoelscher via Deposit Photos (sob licença)

A Aeroflot recebeu duas aeronaves Boeing 737-900ER para incrementar sua frota. Os jatos fabricados nos Estados Unidos chegaram ao Aeroporto Sheremetyevo de Moscou e se preparam para iniciar os voos no final de julho, reporta o site ucraniano Avianews.

O mais curioso, no entanto, é ver que a companhia ainda consegue acesso a aeronaves ocidentais, apesar das duras sanções sobre a aviação russa. De acordo com informações disponíveis, as duas novas aeronaves têm matrículas PK-LPW e PK-LPY.

O diretor geral da Aeroflot, Sergei Aleksandrovsky, explicou que uma das aeronaves transportará o nome do político russo “Vladimir Zhirinovsky” e a outra o nome do poeta e estadista “Gavriil Derzhavin”. As aeronaves são propriedade da Russian State Transport Leasing Company (GTLK) e até o momento serviam à companhia aérea indonésia Lion Air.

No entanto, devido às sanções dos Estados Unidos e da UE contra a Rússia, a GTLK não pôde renovar o contrato e ofereceu os aviões por um preço abaixo do mercado para a Aeroflot. Estas aeronaves são chamadas de espinha dorsal da frota da Aeroflot, pois possuem uma configuração máxima de 215 assentos para a classe econômica.

A Aeroflot se mantém como a maior companhia aérea da Rússia, com seu crescente número de aeronaves Boeing e Airbus, apesar do cenário. Após a aceitação das unidades novas, a frota total da companhia soma 459 aeronaves.

Na ocasião do recebimento dos jatos, Aleksandrovsky disse que os aviões são quase novos e ainda não pediram manutenção ou alterações significativas. Este caso mostra que a Rússia conseguiu importar aeronaves estrangeiras, mesmo após as sanções e pressões internacionais, que têm impacto sobre todos os setores da economia nos últimos anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Já está autorizada a vinda ao Brasil do avião Airbus A320neo...

0
A aeronave é batizada de “Pateta nas nuvens” e vai se juntar aos outros quatro aviões temáticos da “Frota Mais Mágica do Mundo”.