Avião Boeing 767 da Latam entra em estol 2 vezes após arremeter, em incidente grave na Europa

Pilotos de uma aeronave Boeing 767-300ER cargueira da Latam Airlines, operando entre Amsterdã para Frankfurt, foram confrontados com trovoadas intensas e vento ao aproximar na pista 25L do aeroporto alemão, forçando a uma arremetida. No entanto, o procedimento para subir com a aeronave não ocorreu como esperado.

Segundo informações publicadas pelo The Aviation Herald, a tripulação do Boeing 767-300 de matrícula CC-CXK, que antes havia voado de Miami para Amsterdã, viu sua aeronave inclinar abruptamente para o lado da asa direita, “embicando” para baixo e perdendo o eixo da pista 25L e vindo a passar por cima da pista paralela 25C.

Rastreamento do voo: FlightRadar24

Posteriormente, soube-se que os pilotos receberam um alerta de cisalhamento de vento, levando-os à arremetida. O procedimento, entretanto, foi conduzido de forma extremamente íngreme, subindo com a aeronave para cerca de 3000 pés (900 metros) de altitude, mas perdendo muita velocidade, que teria chegado a cerca de 60 nós (ground speed) e levado ao estol, com posterior recuperação, mas com uma queda da aeronave para 1.900 pés.

Depois de dois estóis, a velocidade de sobrevoo foi finalmente aumentada de forma a conseguir o pouso seguro na 25L, após mais de 35 minutos e algumas órbitas realizadas a nordeste do aeroporto.

Dada a gravidade dos fatos, foi informado ao The Aviation Herald que a Bundesstelle für Flugunfalluntersuchung (BFU), responsável pela investigação de acidentes aéreos na Alemanha, realizará um processo formal sobre a ocorrência. Enquanto a autoridade competente esclarece as circunstâncias

Após o pouso, a aeronave voltou a decolar apenas 22 horas depois, voltando à malha de voos da Latam.

Nota da LATAM

LAN CARGO S.A. (“LATAM Cargo Chile”) informa que o voo UC1502 (Santiago – Amsterdã – Frankfurt) da última terça-feira (20 de junho) precisou interromper seu pouso no aeroporto de Frankfurt devido à perda de referências visuais com a pista por conta de fortes chuvas na localidade. Durante o procedimento, a aeronave enfrentou uma rápida variação de corrente de vento, condição conhecida como “wind shear”, em inglês. A situação foi gerenciada de forma exitosa pela tripulação técnica e a aeronave pousou em completa segurança no aeroporto de destino”.

A companhia reitera que a ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes e esclarece que está colaborando proativamente com essas apurações”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias