Início Empresas Aéreas

Mico na Latam: empresa aérea leva animais em risco de extinção para o Rio de Janeiro

A empresa aérea Latam realizou uma ação solidária na terça-feira (21) ao transportar sem custos dois indivíduos da espécie mico-leão-preto (Leontopithecus Chrysopygus) entre Guarulhos e Rio de Janeiro. Os animais, em risco de extinção, estavam no Centro de Conservação da Fauna Silvestre da Fundação Zoológico de São Paulo.

O voo em que os animais foram embarcados foi o LA-3922, que decolou às 14h05 e pousou às 15h05 no destino. Após a chegada, eles foram encaminhados ao Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, fundado em 1979, que realiza estudos, pesquisas, manutenção e reprodução das espécies de primatas nativas do Brasil, em adequado regime de cativeiro com o propósito de conservar a fauna primatológica. O local é autorizado a trabalhar em ações para procriação da espécie em cativeiro.

Avião Solidário

A ação foi realizada através do programa Avião Solidário, que existe há mais de 10 anos e é um dos mais importantes do Grupo no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade. Nos últimos meses, foram vários os animais transferidos entre locais no Brasil, com objetivos de conservação.

O programa coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a malha da LATAM para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Entre as metas da companhia, está a compensação de 50% das emissões de voos domésticos até 2030, estabelecendo um caminho para ser carbono neutro até 2050; o desenvolvimento de projetos de conservação e reflorestamento de ecossistemas, como a Amazônia, junto com a The Nature Conservancy (TNC); e a eliminação total de plásticos de uso único em 2023, em linha com a meta de resíduo zero para aterros sanitários até 2027.

No Brasil, o Avião Solidário já decolou para apoiar a conservação de mais de 4600 animais de diferentes espécies, especialmente as ameaçadas de extinção. Somente em 2022, já foram transportados 120 animais silvestres.

A LATAM Cargo usa sua expertise e cuidados especiais para que todos os animais cheguem em seus destinos com tempos de exposição e desconforto mínimos para o animal.